02 abril 2006

“Dente cariado – Dente tratado” O verdadeiro projecto de saúde oral em Mangualde!

Saúde escolar, há muitos anos a olhar pela saúde oral dos nossos jovens!
Ministério da Saúde, empenhado em dar um sorriso mais bonito às nossas crianças.
São muitos anos a calcorrear caminhos, estradas e avenidas deste concelho. Todos os anos batem ás portas das salas de aula dos nossos pequenos estudantes. O primeiro e segundo ciclo do ensino básico do Concelho de Mangualde, conhecem muito bem as caras daquelas senhoras que, desde que entraram para a escola, os acompanham no que respeita à saúde em geral e saúde oral em particular.
Desde muito cedo que abraçam este projecto Ana Loureiro, Médica e Madalena Fátima, Enfermeira, profissionais do Centro de Saúde de Mangualde. As recomendações são de ano para ano sublinhadas com carinho: Saber comer é importante, a higiene corporal, são observações que parecem repetir-se. Muitos alunos já as tratam pelo nome, notando-se a afinidade do muito tempo de convívio.
O fornecimento de flúor às crianças, também é responsabilidade da saúde escolar. Este ano, a saúde oral foi reforçada com a possibilidade de enviar os alunos que apresentem problemas de cáries dentárias, aos dentistas particulares de Mangualde.
Este projecto da Direcção Geral de Saúde – Ministério da Educação, paga na totalidade, todos os tratamentos de remoção da cárie dentária ou extracção de dentes aos alunos dos 6 aos 16 anos de idade.
O Ministério da Saúde, está deste modo empenhado em dar um sorriso mais bonito às nossas crianças.

6 comentários:

JL disse...

Para quem já teve o privilégio, como eu, de assistir a uma palestra sabe que a Dra. Ana, coadjuvada pela Enf. Madalena, tem feito um trabalho notório. Há uma entrega muito grande destas profissionais sem que isso traduza uma expectativa compensatória.
Parabéns às duas!

Anónimo disse...

já estou baralhado..
projecto da câmara.. do governo...
baralhei.. estou confuso

Unknown disse...

O melhor é lavar os dentes...

Unknown disse...

É muito fácil de compreender Mocho.
Isto é assim:
1) - Enquanto uns gastam dinheiro com publicidade e apresentação de projectos que nunca passam de rascunhos … não existe até ao momento uma criança com um dente tratado, o dinheiro, esse está gasto!
2) - Outros lançam mãos à obra, sem publicidade, entregam as coisas às pessoas que realmente sabem … e já temos muitos jovens a tratar a sua boca, tudo gratuitamente, nos consultórios de médicos dentistas em Mangualde.

Obs.:
1) – C.M. Mangualde “Dente limpo – Dente lindo”
2) – Ministério da Saúde / saúde Escolar

O amigo Miguel comentava assim a anterior noticia:
"Quem mente, cai-lhe um dente"

É tão simples … e sem mentiras!

RB disse...

o que eu tenho aprendido sobre mangualde!!!
nunca pensei!

Living Place disse...

Isso é muito bom, aqui em Coimbra também fazem isso pelas escolas do 1º ciclo. Por acaso os meus filhos têm uma boa assistência, mas há miudos que nunca foram vistos e estas iniciativas são optimas.