27 maio 2006

Caminho florestal do monte da Senhora do Castelo em fase de conclusão

Encontra-se em fase de conclusão o caminho florestal do Monte da Senhora do Castelo, uma infra-estrutura com cerca de 700 metros e que teve um custo aproximado de 22.600 euros. Sendo de vital importância para aquela zona, a via desenvolve-se na encosta poente do Monte do Castelo, fazendo a ligação da estrada municipal ao caminho que vai ligar à Laje, junto ao Parque de Campismo.

Segundo Telmo Antunes, Presidente da Câmara Municipal de Vouzela, «esta era uma obra importante, pois trata-se de uma área bastante arborizada e de grande interesse ambiental. O caminho, para além de estruturar a floresta, vai permitir a circulação de viaturas no âmbito das acções de prevenção, detecção e combate a incêndios», referiu.
O autarca adiantou que a obra se insere numa política mais vasta, «entendemos que os caminhos florestais têm um papel decisivo na gestão dos espaços florestais. A facilidade de acesso tem influência quer sobre a valorização do material lenhoso, quer na protecção e vigilância desses espaços contra os incêndios», concluiu.
Com a abertura de mais este caminho, a autarquia de Vouzela dá assim continuidade à política de protecção da floresta traçada pelo actual executivo.