18 junho 2007

Lançamento da 1ª pedra dos Centros de Saúde de Sátão e Penalva do Castelo

O Governador Civil do Distrito de Viseu, Acácio Pinto, o Presidente da ARS do Centro, João Pedro Pimentel e o Coordenador da Subregião de Saúde de Viseu, José Carlos Almeida, em articulação com os Presidentes das Câmaras Municipais de Sátão, Alexandre Vaz, e Penalva do Castelo, Leonídio Monteiro, procederam hoje, dia 18 de Junho, ao lançamento da primeira pedra das obras dos dois novos centros de saúde dos respectivos concelhos.
Quiseram ainda associar-se a esta iniciativa os deputados José Junqueiro e Miguel Ginestal bem como os autarcas dos respectivos concelhos quer da Câmara, Assembleia Municipal e Juntas de Freguesia.
Estes equipamentos há muito reclamados pelas populações vêem agora pela mão do actual Governo o início da sua execução, num investimento global de mais de dois milhões de euros.

13 junho 2007

Rotunda Mangualdense 3

Dê a sua opinião!

Anima Senior promove marchas populares

Vêm aí os Santos Populares e a pensar nesta festa, o projecto AnimaSenior da Câmara Municipal de Vouzela vai organizar um desfile de Marchas Populares, no dia 24 de Junho, para todos os seniores do concelho com mais de 65 anos. O desfile que terá início pelas 15h30 na Alameda D. Duarte de Almeida.
Os interessados deverão inscrever-se até ao dia 6 de Junho nas Juntas de Freguesia, na Câmara Municipal de Vouzela ou pelo número 232 740 740.
Esta é mais uma organização da Câmara Municipal de Vouzela e que conta com a colaboração das Juntas de Freguesia, Instituições Particulares de Solidariedade Social e Associações do concelho.

Museu de Vouzela recebe exposição sobre alterações climáticas

Consideradas umas das mais sérias ameaças ambientais a nível global, as alterações climáticas são um dos temas marcantes da agenda nacional e internacional ao nível do ambiente e do desenvolvimento sustentável.
Com o objectivo de alertar a comunidade para esta problemática, vai estar patente no Museu Municipal de Vouzela, até ao dia 24 de Junho, a exposição “O Futuro do nosso Clima: o homem e a atmosfera”, cedida pelo Instituto do Ambiente.
Constituída por nove painéis explicativos, a exposição aborda temas como o efeito de estufa, as emissões de gases, os impactes das alterações climáticas, entre outros.

12 junho 2007

De cara lavada? Lento, muito lento!

Depois de alguma influência por parte do terreiro, as paredes do pavilhão da ESFA, foram finalmente pintadas.
A técnica utilizada na pintura, foi a que utilizaram nas placas indicativas (Mangualde / estação C.F.).
Aqui fica mais um problema de Mangualde resolvido muito lentamente.

Rotunda Mangualdense 2

Dê a sua opinião!

Em Mangualde curso de treinadores de nível 3

Um dos mais importantes factores de desenvolvimento qualitativo do Desporto é a qualificação e competência dos agentes que operam no sistema desportivo. Não obstante o trabalho meritório que muitas estruturas promotoras de desporto desenvolvem, continuamos a acusar a existência de inúmeras lacunas no sector da formação desportiva em Portugal.

A Câmara Municipal de Mangualde, enquanto entidade congregadora do desenvolvimento desportivo concelhio, pretende promover a execução de um conjunto de iniciativas integradas num Programa de Formação de Recursos Humanos dirigido em primeira instância, às estruturas que tutelam o desenvolvimento regional e local e por consequência, a todos os agentes que actuam em prol do desporto, procurando deste modo elevar as qualificações dos recursos humanos e contribuir para potenciar a qualidade da oferta desportiva dos clubes, das associações e demais instituições.
Neste sentido, em colaboração com a Federação Portuguesa de Andebol e a Associação de Andebol de Viseu, vai levar a efeito na cidade de Mangualde a primeira sessão do curso de treinadores de nível 3, a decorrer nos dias 15, 16 e 17 de Junho, no Pavilhão Municipal.

A Festa do Ballet em Sátão

No passado dia 9 de Junho, no Cine-Teatro de Sátão, a Escola Municipal de Ballet e Dança de Sátão apresentou o seu trabalho coreográfico desenvolvido ao longo deste ano lectivo, pelas crianças inscritas nessa Escola, com idades compreendidas entre os 3 e os 11 anos.
Dos bailados clássicos às danças modernas, as pequenas bailarinas, muito aplaudidas pelo público que encheu o Cine-Teatro Municipal, mostraram sempre com grande alegria e entusiasmo quanto gostam de aprender a dançar Ballet.

O próximo espectáculo será no Domingo, 17 de Junho, pelas 15h30, no Centro Social de Rio de Moinhos.

Autarquia de Sátão apresenta o NET Papper II

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O NET PAPPER DO CONHECIMENTO II

A Autarquia de Sátão, através do Espaço Internet, vai apresentar o Net Papper do Conhecimento II, no dia 25 de Junho de 2007, pelas 15 horas.
Os jovens participantes vão ter um dia diferente nestas férias de Verão, onde poderão testar os seus conhecimentos de História, Ciências, Português, Inglês, Cultural Geral, Matemática e Desporto.
Para além de poderem ocupar os seus tempos livres, todos os participantes vão levar para casa bons prémios.
Os interessados devem inscrever-se no Espaço Internet de Sátão, até ao próximo dia 20 de Junho, onde serão admitidas para concurso equipas de 2 elementos com idades compreendidas entre os 9 e os 19.

Concurso pecuário da Giesteira - Vouzela

Com o objectivo de incentivar e divulgar a actividade pecuária do concelho, vai realizar-se no próximo sábado, dia 16 de Junho, na Giesteira, o IX Concurso Pecuário para animais das raças bovina, caprina e ovina promovido pela Junta de Freguesia de Queirã e Câmara Municipal de Vouzela e que conta com o apoio da Cooperativa Agrícola de Vouzela (CAV).
As inscrições vão continuar abertas até amanhã, às 12h30 e podem ser feitas na Junta de Freguesia de Queirã ou na ADS de Vouzela.

Reabertura das piscinas do parque de campismo de Vouzela

A Câmara Municipal de Vouzela informa todos os seus munícipes de que as Piscinas do Parque de Campismo irão reabrir as suas portas na próxima sexta-feira, dia 15 de Junho.
O horário de funcionamento para a época balnear do Verão de 2007 será o seguinte:
Terça a Domingo das 9h00 às 20h00
Segunda-feira das 14h00 às 20h00

Comunicado do PSD Secção de Vouzela

SAÚDE: AFINAL, NEM HÁ FALTA DE MÉDICOS NEM DE DINHEIRO!

Acabou de tomar posse como Directora do Centro de Saúde de Vouzela, a Sr.ª Dr.ª Mercedes Figueiredo, que vinha exercendo as funções de médica na Extensão de Saúde de Santa Cruz da Trapa, concelho de São Pedro do Sul. A nova Directora do Centro de Saúde não está a exercer quaisquer funções clínicas, nem em Vouzela, nem em São Pedro do Sul, limitando-se a assumir funções de direcção administrativa. A nova Directora vem substituir a equipa directiva liderada pelo Sr. Dr. Fernando Tavares, que apresentou a sua demissão em Setembro do ano passado.
Ao fim de mais de nove meses, o Governo finalmente encontrou uma solução, depois da recusa de todos os clínicos do Centro de Saúde de Vouzela, que assim demonstraram a sua total indisponibilidade em pactuar com as anunciadas intenções deste Governo em prejudicar as condições de prestação de cuidados de saúde no nosso concelho.
E que solução! Numa altura em que o Governo apregoa a contenção de custos e invoca a falta de médicos, dá-se ao luxo de desperdiçar uma médica para assumir funções meramente administrativas.
Afinal não há falta de médicos, nem há falta de dinheiro! O que há é uma total irresponsabilidade na gestão dos recursos públicos, nomeadamente de quem tem o poder de decisão em matéria da saúde.
O mesmo Governo que se prepara para encerrar os serviços de urgências do SAP de Vouzela, o mesmo Governo que não tem resposta para assegurar o funcionamento das extensões de saúde do concelho, nomeadamente a extensão de saúde de Cambra, é o Governo que desperdiça um médico para exercer as competências de uma Direcção que, apesar de demissionária, vinha exercendo todas as suas funções de forma intocável.
O Governo perde a face e dá-nos razão: não tem agora qualquer argumento para encerrar os serviços de Urgência do SAP de Vouzela. A luta da população pela defesa do SAP do Centro de Saúde ganha mais legitimidade e mais força.

A Comissão Política da Secção de Vouzela do PSD,

08 junho 2007

Cruz da Mata, quem te viu e quem te vê

O executivo da Câmara Municipal de Mangualde, vai no próximo dia 10, inaugurar um monte de chapas a que dá o nome de “arte”. Sei que a concepção desta grande placa, recortada, não é ideia sua, mas de outrem. Portanto nada a apontar a este conjunto de pessoas, comuns mortais, que gerem os destinos deste concelho e que de arte nada percebem. Mas, neste caso, como em outros, a ignorância pregou grandes partidas.
Não vou aqui “escarrapachar” definições de arte, seria fastidioso e demoraria muitas páginas de escrita … e este conjunto, mal amanhado de ferro, não merece tantas considerações. Até porque gostos pessoais não se discutem. No caso, e olhando para estas chapas de ferro não são do meu gosto. São feias e de arte nada têm.
Mas se na concepção da placa não aponto o dedo ao executivo, já ao local escolhido, vou apontar a mão toda.
Cruz da Mata, a mais bela entrada da cidade de Mangualde, foi, incompreensivelmente retalhada.
O local está perigoso, e poderá trazer dissabores aos mais distraídos. Os jovens e os transeuntes mais baixos, não esquecendo os invisuais, correm sérios riscos. As saliências nas chapas são muitas e o perigo espreita a qualquer momento.
Já agora … poderiam fazer aquilo que nas chapas de ferro está escrito:
Procurai deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrastes.

Se não sabe deixar o mundo melhor, não mexa, assim não estraga!

06 junho 2007

Mangualde vence concurso distrital

Encenação da romaria ao Santo António dos Cabaços

O Rancho Folclórico de Santo Amaro de Azurara venceu o Concurso Etnográfico «Henrique Rabaço», estando, por isso, apurado para representar o distrito de Viseu, na competição nacional, a realizar em Lisboa, no próximo dia 17 de Junho.

O Rancho Folclórico de Santo Amaro de Azurara – Mangualde vai representar o distrito de Viseu no dia 17 de Junho, em Lisboa, na finalíssima do Encontro Nacional de Centros de Cultura e Desporto do INATEL.
O “Encontrão” organiza-se em três modalidades de concursos – Teatro, Música e Etnografia – que tiveram já as suas fases de apuramento regionais e que passam agora à fase decisiva, a finalíssima nacional de todos os apurados distritais.
O Concurso Etnográfico Henrique Rabaço (nome de um especialista do INATEL na área do folclore e Etnografia) põe a concurso pequenos espectáculos de grupos etnográficos e de folclore, com a duração de 15 minutos, espectáculos construídos a partir da música tradicional, dramatização e dança.
O representante do distrito de Viseu na final deste concurso, no dia 18 de Junho, na Aula Magna da Universidade de Lisboa, será o Rancho Folclórico de Santo Amaro de Azurara - Mangualde, que constrói o espectáculo à volta de um quadro Etnográfico da tradição popular das “Terras de Azurara” designado “Romaria ao Santo António dos Cabaços”, Alma e Coração das Gentes de Mangualde nas Romarias.
A amostra vai subir a palco da aula Magna, ás 18:00 horas do próximo dia 17 de Junho.

Breve Historial do Grupo

O Rancho Folclórico de Santo Amaro de Azurara, foi criado em Fevereiro de 1977, na aldeia de Santo Amaro de Azurara. Da freguesia e concelho de Mangualde.
Em Outubro de 1978 enquadrou-se juridicamente no seio do Grupo Cultural e Recreativo de Santo Amaro de Azurara, CCD 3994, tendo como objecto de acção. – Tornar conhecido o Povo da Beira Alta, em geral, e o da sua Freguesia e Concelho em particular, através dos seus usos e costumes locais, tais como as suas danças e cantares Etnográficas, Promovendo Divulgando e Dignificando a Cultura Tradicional do Concelho de Mangualde.
Desde a sua fundação, tem mantido ininterruptamente a sua actividade, actuando em inúmeros Festivais de Folclore, de Norte a Sul do País e ilha da Madeira e Açores. Espanha, Alemanha e Luxemburgo.

02 junho 2007

Contra graffitis

O líder parlamentar do CDS/PP, e candidato à Câmara de Lisboa, Telmo Correia, agendou uma tarde para «mostrar as paredes cheias de rabiscos e gatafunhos que enchem o Bairro Alto», em Lisboa.
O candidato à autarquia de Lisboa, apontou para uma parede e disse «isto não é arte, é vandalismo»
“o vandalismo” que Telmo Correia apontou em Lisboa, em Mangualde, começa dentro da escola Secundária.