23 outubro 2007

Água da rede pública de Mangualde não presta!

Milhares de Mangualdenses bebem água contaminada com excesso de microrganismos ou metais tóxicos.
Mangualde tem a pior água de rede pública do Distrito de Viseu!

Nelas - Muito Boa
Viseu - Má
Penalva do Castelo - Má
Mangualde - MUITO MÁ

90 Processos de contra-ordenação foram abertos a entidades gestoras de água em 2006, contra apenas seis em 2005. Até agora, três foram multadas.
49.329 Pessoas beberam, em 2006, água com excesso de arsénio em todas as análises realizadas.

65.108 Portugueses são servidos por redes com excesso de alumínio em metade das análises.


FONTE:Instituto Regulador de Águas e Resíduos

Mais um "Sarau" da Câmara Municipal

O Executivo na Câmara Municipal de Mangualde, realizou ontem, mais uma sessão de esclarecimento, mas desta vez à porta fechada.
Foram convidados todos os trabalhadores da Autarquia.
Deram a conhecer o projecto da parceria Público - Privada e pediram que estivessem descansados, que ninguém iria ser despedido e até mesmo pediram opiniões para acrescentar ao projecto. Para quem dizia que esta decisão seria uma atitude política!
Que não precisavam dos técnicos da Câmara Municipal de Mangualde para nada!
… a mudança é radical!

21 outubro 2007

O Sarau da Autarquia

Muitas rábulas, anedotas, música, cor e alegria, foram a tónica dominante no sarau realizado pela autarquia Mangualdense, na passada sexta feira.
O momento alto aconteceu quando em cena entrou o Sr. Engenheiro. Esteve ao nível que já nos habituou com a representação do “professor”. Na sua rábula, impunha aos alunos as suas ideias, Marxistas / leninistas … «meus meninos, isto é uma decisão politica, ou aceitam ou serão executados em praça pública!», foi neste momento que se deu a revolução dos Antúrios, flor essa escolhida, pelo seu Exotismo, Beleza e Durabilidade incontestada. Momento que foi aplaudido de pé.
No final todos os presentes foram unânimes a afirmar, «foi tão lindo! pena foi, na altura da peça, o “Professor” não ter tempo de apresentar no vídeo projector a sua turma dos “Aviões”, penso que faltou essa parte.» Disse um Presidente de Junta à nossa reportagem.
Descontente saiu o Dr. Graxista, candidato a futuro Presidente de Administração da nova Associação das Parcerias Público Privadas que desabafou no final do espectáculo, «Já vi esta peça duas vezes, gostei mais da primeira, até porque esta segunda versão não contemplou a “ boca seca” quando sai para fora da sala para beber um copito e depois a encenação final do “sopro na consciência” que o leva a sair de cena em ombros para o Centro de Saúde. Por isso estou desiludido, paguei estou a pagar bilhete e não estou a ser servido».

17 outubro 2007

Associação da Irmandade de São Miguel Arcanjo de Corvaceira

A Direcção da Associação da Irmandade de São Miguel Arcanjo da Corvaceira, vem tornar público, que brevemente irão começar as obras de restauro e remodelação da Igreja da Corvaceira.
Tais obras serão uma realidade devido ao apoio recebido através da atribuição de um subsídio pela Secretaria de Estado da Administração Local no valor de cerca € 70.000,00, cujo protocolo será assinado no próximo dia 19 pelas 17 horas, no Governo Civil de Viseu.
Desde já, agradece esta Direcção em nome da Associação e da população da Corvaceira, ao Dr. João Azevedo todo o apoio e empenho desenvolvido para que este sonho se concretizasse.
No entanto, e como serão necessários mais apoios, continuamos a contar com o apoio de toda a população e amigos da Corvaceira, bem como com o apoio que venha a ser dado pela Câmara Municipal de Mangualde e Junta de Freguesia de Chãs de Tavares. A Direcção, José Flores Albuquerque Rogério Pereira Marques Albino José Claro da Fonseca

15 outubro 2007

Com um simples bigode preto, nunca me comprometo!

PENSAR em MANGUALDE ... Up's!!!!!

A saraus só vou a um por ano.
Sou lá parodiado muitas vezes, mas venho normalmente bem disposto.

Além disso:

Quem não mudou de opinião após duas horas de sucessivas e exaustivas explicações, que dei a tudo quanto me perguntaram, já não mudará.

O QUE ESTÁ FEITO, ESTÁ FEITO!

Agnelo Figueiredo Homepage 12.10.07 - 2:27 am #

Já está no seu lugar!

Será que agora a Alminha vai descansar em Paz? Ainda lhe falta a cruz, a porta e a santinha, como demonstra a foto do CMatos in Blog “O meu Cantinho” post com data de 24 de Julho de 2006.

Mentiram com todos os dentes que têm na boca!

Dentes estragados?
Muitas crianças sem consultas no dentista?
A Câmara Municipal de Mangualde não apoiou?
É verdade!

Mas não se esqueçam que foi o PSD Mangualde que disse que pagou e pagava a todas as crianças do primeiro ciclo do ensino básico a consulta.

Quem encontrar uma criança que tenha ido ás consultas de medicina dentária que a Câmara Municipal de Mangualde pagou avise!

Lembrem-se dos nomes daqueles que mentiram!

12 outubro 2007

É PRECISO DESMACARÁ-LOS! ... ilusionistas?

Vem a propósito do infomail da comissão politica do PSD.
Será que os vereadores na CMM perceberam o que o senhor quiz dizer quando apresentou o plano estratégico de constituição de parceria privada?
Será que soube explicar?
Sem erros?
Com interesse?
… Não! o Senhor que apresentou, não disse o que era uma parceria privada, nem muito menos quanto custava essa parceria! errou quando MENTIU aos Mangualdenses!
Disse apenas o que deveria já ter feito em 10 anos.
Mais … como senhor ligado a uma escola, poderia ensinar os seus mais fervorosos defensores a escrever para a população de Mangualde.
Se não consegue isto, faz já muitos anos, conseguirá um dia ILUDIR os Mangualdenses? não! já demonstrou em referendo (eleições) que o povo de Mangualde não vai em conversas de ilusionista!

MANGUALDE D’AMANHÂ com gente capaz JÁ!

11 outubro 2007

Que “almas” estão a frente dos destinos desta freguesia?

Já em 24 de Julho de 2006, o meu amigo Matos do blog “O meu cantinho” falava nas alminhas que tinham sido desmanteladas e “votadas ao abandono” e “Colocadas à beira da mesma estrada, mas uns 70 metros mais acima, jazem à espera que alguém de direito as recoloque no seu sítio original”.
Bem as alminhas continuam da mesma forma, felizmente ainda ninguém se lembrou de as “levar”.
Isto parece impossível, ninguém olha ninguém vê ninguém faz nada … quando digo ninguém, refiro-me às pessoas “inertes” da Junta de Freguesia daquela localidade.
O património da sua freguesia está abandonado e os senhores, que foram votados para preservar as coisas e as gentes dessa freguesia nada fazem?
Será que estão à espera de assinar um acordo com uma sociedade privada para resolver essa questão?
Penso que tiveram tempo suficiente para “ganhar alguma vergonha” e fazer algo por aquela alminha que Jaz sem brilho naquele local.
Meus senhores sejam activos, façam obra, trabalhem em prol das coisas da vossa freguesia!
Não pensem apenas em ganhar alguns tostões como presidentes de Junta!

… meu Deus, tanta incompetência, tanta falta de vergonha e principalmente tanto desrespeito pelos nossos antepassados!

10 outubro 2007

Estratégias de desenvolvimento para Mangualde

FÓRUM

Parcerias público – privadas: Que futuro?
20 de Outubro de 2007, Sábado, 21 horas Complexo Paroquial de Mangualde

O Partido Socialista de Mangualde convida-o(a) a participar na sessão público “Estratégias de Desenvolvimento para Mangualde. Parcerias público - privadas : Que futuro?” que contará com a presença e intervenção de economistas, juristas, ex. autarcas e autarcas em exercício.

"Procuraremos suscitar o debate entre um conjunto alargado de pessoas com experiência e interesse nesta área, em torno do que podem ser, hoje, novas metas, processos e meios para desenvolver e qualificar as opções políticas respectivas no futuro."

"Teríamos, por isso, todo o gosto que aceitasse o convite que lhe dirigimos para assistir e participar."


João Azevedo
PS / Mangualde

09 outubro 2007

Agnelo Figueiredo – Vereador na CMM em 3 de Outubro de 2007

Para que é que vou chamar um técnico?
Não preciso de um chefe de divisão para nada!

António Silva – Vereador na CMM em 3 de Outubro de 2007

Eu também aprendi aos 40 anos de idade, que na vida e na política, aquilo que nós pensamos e aquilo em que nós muitas vezes acreditamos no final pouca importância ou nenhuma tem.
Aquilo que é realmente importante é aquilo que nós fazemos.
E o que eu faço neste momento aqui é votar contra este projecto.

04 outubro 2007

Mangualde

VEREADORES DO PARTIDO SOCIALISTA ASSUMEM A DEFESA DOS SUPREMOS INTERESSES DO CONCELHO DE MANGUALDE VOTANDO CONTRA A ENTREGA DE MANGUALDE AOS INTERESSES DE UMA SOCIEDADE COMERCIAL.

Os Vereadores do PS na Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, Luís Coimbra e Palmira Vaz e o Vereador do PSD, António Silva, votaram hoje contra a mentira que o Presidente da Câmara tentou vender aos Presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho de Mangualde e à população em geral.
A Câmara Municipal de Mangualde está endividada a curto e médio prazo em cerca de 18 milhões de euros.
Para além disto, de acordo com a nova Lei das Finanças Locais, é público que a Câmara Municipal de Mangualde está em 11º lugar na listagem das câmaras a nível nacional que ultrapassaram o limite de endividamento em cerca de 1 milhão e 500 mil euros.
Considerando os dados que já estão disponíveis nesta altura, é possível prever que no próximo ano o limite de endividamento seja ultrapassado em cerca de 4 milhões e meio de euros, ou seja, 900 mil contos em moeda antiga.
Conhecendo a situação como ninguém, ou não seja ele o principal responsável pelo caos que se instalou, o Presidente da Câmara permitiu-se apresentar na reunião de Câmara uma proposta de criação de uma sociedade comercial, na qual a Câmara Municipal participaria como accionista minoritário, com uma quota de 49 %, como forma de fugir ao garrote e ao controlo da dívida por parte do Tribunal de Contas, hipotecando o que resta da autarquia a uma entidade privada, numa operação cujos os encargos em momento algum nos foram apresentados.
O Senhor Chefe da Divisão Financeira da Câmara Municipal, responsável máximo pelo cumprimento da legislação em vigor e pelo controlo do nível de endividamento da Autarquia não foi tido nem achado neste projecto virtual.
Como é possível conceber que o responsável máximo pelas contas da autarquia nem sequer tenha sido informado, nem lhe tenha sido pedido qualquer parecer, esclarecimentos ou um estudo financeiro que aferisse da viabilidade técnica, económico-financeira e social desta operação.
Propunha-se que tal sociedade comercial passasse a ser a verdadeira e única gestora de todas as obras e serviços do Concelho, esvaziando a Câmara de todas as suas funções e património para os próximos 30 anos!
Seria a sociedade comercial a responsável pela "criação, desenvolvimento, construção, gestão, conservação, manutenção e exploração de áreas de infra-estruturas rodoviárias, desportivas, educativas, culturais, turísticas, de recreio e lazer, de áreas de localização empresarial, parques industriais, parques de negócios, tecnopolos, de requalificação urbana e ambiental no concelho de Mangualde".
O que restaria então para a Câmara e para os seus mais de trezentos, quase quatrocentos funcionários?
Quantos funcionários camarários seriam despedidos? Pergunta insistente que ficou sem resposta.
E Quantos milhares de euros custava por mês a renda que a Câmara Municipal iria pagar à dita sociedade comercial pelo uso e fruição de todas as centenas de grandes e pequenas obras constantes da listagem e dos serviços camarários que por ela passariam a ser geridos? Também ficou sem resposta.
Se com o apertado controlo exercido pelo Tribunal de Contas, o Presidente da Câmara conseguiu endividar a Câmara Municipal de Mangualde a curto e médio prazo em cerca de 18 milhões de euros, porque haveria de lhe ser reconhecida credibilidade na aceitação de uma proposta milagrosa que não estava acompanhada por qualquer documento que suportasse a sua hipotética eficácia?
Esta operação seria fantástica se não fosse uma mera propaganda demagógica.
Os Presidentes de Junta, que são gente boa, honesta e trabalhadora merecem mais respeito.
A população de Mangualde merece mais respeito.
A única pessoa que votou a favor foi o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, tendo sido abandonado no momento da votação pela actual Vice-presidente da Câmara, Dr.ª Sara Vermelho e pelo Vereador Eng.º Agnelo Figueiredo.

Assim, perante a ausência dos elementos da vereação que lhe eram mais próximos o Presidente da Câmara ficou sozinho! Palavras para quê?

Chega de mentiras.
Chega de diz que faz mas não faz.
Chega de mentir e dizer que os vereadores do PS são os culpados!!!!

Apesar de tudo Os vereadores do PS ainda abriram a porta para que a reunião fosse adiada pelo tempo suficiente para que pudessem esperar pelos pareceres técnicos, nomeadamente da pessoa que melhor conhece a saúde financeira da Câmara Municipal de Mangualde.
O Senhor Presidente da Câmara tentou a todo o custo evitar que fosse conhecida a opinião do Chefe de Divisão Financeira relativamente a esta matéria. Numa primeira fase, o pedido do vereador do PSD, Dr. António Silva, foi recusado e apenas perante a insistência dos restantes vereadores foi autorizada a sua comparência.
Estranhamente e confrontado com um assunto de tamanha relevância para o Concelho o mesmo disse que desconhecia totalmente do que se tratava e que não tinha tido conhecimento nenhum sobre esta matéria.
Será que endividar a Câmara Municipal de Mangualde no presente e para as gerações futuras é uma grande prova de amor do Senhor Presidente da Câmara e dos Vereadores que o acompanham?
Será que não cumprir o que se prometeu é um sinal de amor perante os seus concidadãos?
Reconhecemos nas palavras de quem nos acusa de "sede de poder" um aflitivo desejo de se perpetuar na solitária asneira de quem pensa ser o único dono da verdade.
Os cidadãos do Concelho de Mangualde sabem quem, nesta como noutras matérias, diz a verdade.

Mangualde, 03 de Outubro de 2007,

Os Vereadores do Partido Socialista na Câmara Municipal de Mangualde
João Azevedo
Luís Coimbra
Palmira Vaz