15 janeiro 2006

Se Beber não durma, se dormir não beba!

O atordoamento que, por um breve período, se segue a oito horas de sono profundo é tão ruim ou pior que a embriaguez. A informação é de um estudo sobre o funcionamento da memória. Uma equipa de Cientistas descobriu que ao despertar após oito horas de sono profundo, as pessoas sentem-se mais atordoadas do que quando ficam 24 horas sem dormir.
Após observar pacientes dormirem oito horas por noite por um período de seis dias, os investigadores submeteram estes a testes cognitivos, tal como somar números de dois dígitos. Eles comprovaram que os indivíduos exibiam os efeitos mais graves da inércia do sono nos primeiros três minutos após despertar. Tais efeitos geralmente se dissipavam após dez minutos, embora em alguns casos possam durar até duas horas.
No período de atordoamento, conhecido como inércia do sono, as cobaias do estudo mostraram uma diminuição da memória de curto prazo, da capacidade de contar e de outras funções cognitivas.
Estas conclusões têm implicações para os trabalhadores da área da saúde, segurança e transporte, frequentemente exigidos a prestar serviços urgentes ao acordar.

20 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
R. disse...

ah isso é uma das coisas que me afecta mesmo muuuuuuito

Neoarqueo disse...

Pois é Terreiro, li o artigo todo que o Greensky me aconselhou e está interessante. Vá, vale pelo clique na publicidade.
Tu isnsistes...jocas maradas

Zel disse...

Nada melhor que descansar depois de nada fazer, assim o sono está sempre em dia...

margarida disse...

Ora eu, como pertenço à área da saúde, vou reivindicar o começo da jornada de trabalho só lá para as 11, com base neste teu post! Não é que ande a dormir 8 horas seguidas, mas isso já é outra história!

Al Cardoso disse...

Eu ja sabia que dormir faz mal!!!, O que vale e que e nos primeiros minutos depois de acordar.
Entao acordem bem antes de fazer contas, se calhar as contas governamentais andam mal, porque os governantes andam sempre a acabar de acordar

Al Cardoso disse...

queria dizer: "o que vale e que e so nos primeiros minutos"

JL disse...

Anda aí muita gente a dormir. Anda, anda! :-)

Neoarqueo disse...

Como vês Terreiro, ninguém está interessado no que alguns comentaristas escrevem, estão interessados sim é em fazer a escritinha da praxe e pular para outro, na ânsia, já discutida por nós, em ver se este ou aquele também já foi picar no nosso: para aumentar o score e encher a vaidade de se ser "bloguista". Reflexão? Na...dá muito trabalho...Por conseguinte podes continuar.
jocas maradas...

Living Place disse...

AH por isso é que quando me levanto para ir ao wc esbarro sempre com o guarda fatos!
Mas depois de preparar o pequeno almoço para os rapazes, lanches a dobrar (são 2 x 2: dois para a manhã e dois para a tarde), preparar a roupa para o mais pequeno, arrancar da cama, literalmente, o mais velho para tomar banho, pôr comida à cadela e aos gatos, tomar banho e arranjar as minhas coisas.... já não há perigo de estar a dormir...

Crónicas de Ariana disse...

Eu não me consigo levantar de logo após o toque do meu despertador (o meu telemóvel), por isso tenho que passar mais uns minutinhos na minha caminha (e agora sabe tão bem!), para não ficar "atordoada"!

Bjs

Unknown disse...

Eu fico perdido...


Um abraço

Ps - cliquei na publicidade

Unknown disse...

Está então explicada a nossa assembleia, os gajos devem andar a dormir demais (se bem que não é novidade para ninguém...)!! Alguém acorde aqueles gajos!!

Miguel disse...

Pois é, Terreiro!

Há muito que não sei o que é dormir de seguida, sem paragens!
Quanto mais as 8 horinhas da praxe!
Apesar d´A Minha Matilde ser uma menina que se porta muito bem, temos que parar á meio da noite, 1 a 2 vezes para dar o biberão!

Os votos de uma boa semana!

Bjks da Matilde

sattelite disse...

Pois é ficamos atordoados após oito horas de sono, deve ser para não ficarem atordoados que os nossos governantes andam sempre a dormir...

Isabel Filipe disse...

Oi...
Bom dia.
Uma grande verdade que aqui colocaste...e a quem ninguém liga "peva"...
por acaso eu acordo logo que acordo...rsss...mas conheço quem leve aí cerca de hora a hora e meia a estar completamente acordado...

boa semana para ti
Bjs

RB disse...

obrigada pelas tuas mensagens de força e desculpa a ausencia, mas tem sido dificil.
beijinhos

Anokinhas disse...

Não durmo oito horas seguidas há tanto tempo que já nem sei o que isso é... As frequências matam-me!!!
Bjokas!

JL disse...

É só para dizer que cliquei na publicidade. :-)

Fornense disse...

eu axo q isso n me afecta.. axo q quando acordo fico logo a carborar a 95% :) lol mas isso é o q eu penso..
li o q o tsfm escreveu e axo q é um pouco verdade.. ainda nos blogs nao se nota muito mas tenho um fotolog e ai é mesmo.. "tas giras beijinhos" e fica-se a espera q venham ao nosso :) lol