27 outubro 2005

A criança que vendia livros em Mangualde

No sábado passado bateu à porta de minha casa uma criança de 10 anos. Vinha com um saco de plástico na mão cheio de livros. Quando perguntei o que queria respondeu. - Ando na catequese em Mangualde. O senhor gostaria de comprar alguns destes livros? - Onde os arranjas-te? Perguntei! - Foram uns senhores do seminário que nos deram para vender, e custam 5 euros cada. Aquela criança vendia no bairro, porta a porta, alguns livros que lhe tinham dado na catequese. Tenho notado que é prática comum este tipo de situação, até porque esta criança não era a única em Mangualde a faze-lo no passado fim de semana. Nestes casos, sinceramente não sei o que pensar, nem responder. É claro que comprei um livro, o segundo volume de Mário Castrim “O lugar do Televisor” da Editorial Além-Mar. Mas fiquei a pensar ... e se alguém responsável pela defesa de menores / Trabalho infantil visse estas crianças a ajudar os Pais nas tarefas agricolas ou em pequenas empresas familiares, qual seria a atitude a tomar? Nesta época em que tanto se fala e vem a terreiro o trabalho infantil, qual será a melhor forma de ver estas coisas?

3 comentários:

Fornense disse...

fui a missa das 11 em Mangualde no Domingo passado, celebrava-se o dia das missões e a missa foi celebrada por um padre missionário que falou dessas crianças a quem tinham entregue livros para venderem.. teriam andado no fim de semana e durante a semana até acabarem os livros , o dinheiro entregariam ao catequista e reverteria para os missionários.. que espalham a palavra de Deus pelo mundo pois em ja não me recordo mas uma percentagem emensa nunca ouviu falar d cristo..
isto foi o que eu apanhei das palavras do Sr padre, tenho a minha fé, por vezes vou á igreja.. mas identifico-me mais com o Deus-Cristo mental/imaginario do que Deus-Cristo como igreja.
quanto á sua questao realmente.. não consigo formar uma opinião.. eu se la andasse e tivesse a idade deles também o faria.. hj em dia.. se calhar não..

GreenSky disse...

Vamos tentar acabar com o desemprego infantil...

Anónimo disse...

Very nice site! free pda forms software All natural home remedies to quit smoking handhelds pdas hp ipaq screen protectors for pdas Utsc university of toronto Japans underground sex trade industry The chas parker co. - organ chair concerta and depakote Cold fx + blood pressure medication lincoln impinger ovens Hair removal centers in york pa pda folio organizer download game pda Herbal remedies impotence 64 mario rom tennis us pdas Comprehensive annual multi trip travel insurance