21 dezembro 2005

Fumo passivo aumenta risco de cegueira

O fumo passivo aumenta o risco de se desenvolver uma das causas mais comuns de cegueira, a chamada degeneração macular ligada ao avanço da idade.

A pesquisa, revelou que viver com um fumador por cinco anos dobrou o risco de se contrair a doença e fumar regularmente triplica esse risco. O estudo reforçaria a necessidade de se proibir o fumo em locais públicos e ambientes de trabalho.

Outros trabalhos científicos já mostraram que fumar leva a um aumento do risco de se desenvolver problemas de visão, mas este estudo apresentou as evidências mais claras de que simplesmente respirar o fumo de cigarro pode ter um impacto semelhante.

5 comentários:

JL disse...

E cá está!. O homem prometeu e cumpriu. Outro artigo na senda dos anteriores sobre "fecundação" na sua forma vernácula.

Aqui fala do cigarro que "fecunda" a visão... Ainda me hás-de explicar porque é que eu, nunca tendo fumado, tenho que usar cangalhas!

Unknown disse...

Meu amigo JL!
O teu problema já o descobri no teu o-observatório, é o problema do G, são visões amigo! são visões.
Quanto à visão, muito feliz deverias estar, imagina só se não tivesses orelhas...hã então e agora?
Bem, como o Natal, o Carnaval deveria ser todos os dias. Estou a brincar é claro! Espero que não me tivesses dado ouvidos!
Abraços.

Unknown disse...

Há um mito urbano que a pívia também... e isso nunca te impediu…

Bom NATAL

Neoarqueo disse...

Ora ainda bem que deixei de fumar, livra...

Anónimo disse...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. Old adipex Vicodin price per tablet Volvo used radios http://www.icemachinemakerused.info/Tenderaromatherapyperfume.html Winona chrysler Help loss topamax wieght merco perfume bottle Escada tendre light fragrance crushing ritalin sr How long does perfume perfume weight loss Natures gardens fragrances Chrysler business model 2003 toyota repair manual Protonix in combination with zantac 75 Leistungsvergleich cpus