

Ninguém se pode queixar da falta de sinalização em Mangualde.
Quando se trata de ordenar o trânsito, há até sinalização a dobrar. É o caso dos sinais de Entroncamento com via sem prioridade, Sentido obrigatório, Paragem obrigatória em cruzamentos ou entroncamentos e ainda os luminosos.
... mas afinal, qual a sinalética que prevalece?
17 comentários:
Essa é fácil, vem nos livros... quem tirou a carta pelas vias normais, de certeza que sabe!
A questão da duplicação da sinalização pode estar errada, mas um também complementa o outra. Quando os semáforos estão desligados, (o que por vezes acontece) está lá o STOP para impor a ordem.
O mesmo pensei eu!
Existe uma ordem de quem manda... primeiro cumpre-se as ordens dos oficais de transito (psp, gnr...), estas prevalecem sobre qq outra coisa, depois sinais iluminasos e só depois os outros sinais...
Conheço muitas situações destas e acho muito bem que assim seja para a “coisa” funcionar quando há semáforos intermitentes ou desligados.
É caso para dizer: antes a mais do que a menos.
Segundo as regras de código que aprendi a ordem é a seguinte:
1º Agentes da autoridade;
2º Sinais luminosos,
3º Placas de sinalização.
Um abraço
O Terreiro colocou uma questão, com determindao alcance, do género "alhos" e as respostas que leio é "bugalhos"...
A mim esta prolixidade de sinais faz-me lembrar sobretudo o capítulo da Psiquiatria que trata das "doenças obssessivo-compulsivas".
"Venha o diabo e escolha"!
Grande confusão!
A questão é que todos têm as regras do código bem presentes, mas eu gostava de saber se quando o sinal está verde e com o sinal de STOP se avançam ou não? Eu também sei que prevalecem o sinais luminosos, mas na hora não sei se teria dúvidas em avançar ou não!
A resposta a dar a esta questão não pode, nem deve ser outra, que não aquela que tem sido avançada em comentários anteriores.
Não esqueçamos que com os semáforos desligados, o que pode acontecer por qualquer razão imprevisível, prevalesce a lei da prioridade. Não esqueçamos que, no caso, quem se apresenta pela direita circula numa via de acesso a uma via rápida, brevemente autoestrada. Ora, não me parece que faria muito sentido que fosse o trânsito que nela circula o perdedor da prioridade para quem se apresenta vindo da Citroen (uma espécie de parque de estacionamento, ou de S. Cosmado, uma via de acesso local.
Se o sinal lá não estivesse e em caso de acidente, veriamos, com toda a certeza, um artigo com a mais feroz das críticas lançadas aos técnicos responsáveis.
Espero que aqui não se aplique o provérbio popular: preso por ter e não ter cão.
Queres sinais de transito que violam um sem número de regras de transito e municipais. Váis à minha rua, olhas p o jardim q está em frente ao estacionamento e ri-te!!!!
Cumprimentos
Ana Paula Gouveia
Acho que é a luminosa!!! Mas a certeza é pouca!!
esquecem-se de duas coisitas.
primeiro que o sinal stop tapa a visibilidade do luminoso e depois ainda existe um sinal de sentido obrigatório que não sei muito bem para quem é.
só passando por lá.zkigdrq
Assim que li o post o meu pensamento foi identico ao do "CMatos"
Em Macau quando há trovoada forte os semáforos não funcionam e também temos situações como as da foto!
Bjs
Bom dia,
Espero que esteja tudo bem contigo. Venho pedir-te desculpas pela minha ausência ... que vai continuar ... amanhã vou de férias ... e só estarei de regresso no dia 16.
Beijinhos
Ups...não reparei que a foto se referia a Mangualde...
Esqueci-me de ser politicamente correcto...
lololololo este é pior qe o poste na minha rua lolololo
Como sempre somos do 8, ou do 80.É pena que não aproveitem o excesso de sinalização e colocá-la em sitios onde ela falta. Em alguns sitios há demais, noutros nem vê-la.
Boas a todos!
Eu tive um acidente numa situação destas.
passei com o verde e o outro alega também ter passado com o verde, mas ele tem um stop antes do sinal luminoso.
A questão que coloco é: neste caso quem tem a culpa?
Enviar um comentário