21 agosto 2006

Mangualde viajou no tempo com a Feira Medieval

Mangualde viajou no tempo este fim-de-semana dias 19 e 20 de Agosto. A Feira Medieval contou com a participação de dezenas de personagens da Idade Média, artesãos e centenas de visitantes. A música medieval, os pregões, os saltimbancos, os mercadores, a nobreza, malabaristas e trovadores da Idade Média invadiram a cidade de Mangualde neste fim de semana, recriando o ambiente típico de uma feira da época medieval quinhentista, com as suas personagens únicas e costumes ancestrais.
A iniciativa desta Feira Medieval foi promovida pela Câmara Municipal de Mangualde, integrada nas festas da cidade que começaram este fim-de-semana, dia 19 e terminam a 27 deste mês, próximo Domingo.
Ao longo de dois dias, várias personagens da Idade Média e muitos artesãos ocuparam os emblemáticos Largo Pedro Alvares Cabral, Largo Condes de Anadia, Largo da Misericórdia, Rua do Antigo Município, Travessa das flores e Rua do Colégio, transportando os Mangualdenses e visitantes numa longínqua viagem pelo tempo, até à época medieval, onde as coloridas bancas de queijos, fumeiros, linhos, barro e flores secas se perdem entre cantos de trovadores e jograis, danças e artes circenses com fogo e música.
Durante o evento foram ainda servidos os melhores e mais ricos manjares medievais, confeccionados com os produtos da terra e que todos os visitantes tiveram a oportunidade de saborear, com destaque para as barraquinhas das Associações deste Concelho, que aproveitaram este evento para amealhar alguns trocados “medievais”.
A poção mágica do Vice-presidente da autarquia Mangualdense e responsável pelo Pelouro da Cultura, António Silva, garantiu o êxito da edição deste ano da Feira Medieval.

2 comentários:

sattelite disse...

É melhor trocar de poção porque esta que possui está avariada, a feira foi de fraca qualidade e pouco rigor histórico. Para quem não conhece um pouco de história ficou enganado em relação aos usos e costumes da época medieval...

Al Cardoso disse...

Pena tive de ter que voltar para os states no passado sabado, pois embora sem vontade para festas, talvez ai fosse dar um abraco aos amigos.

Tambem nao pode contar com os outros mosqueteiros, num almocito em Fornos, so se apresentou o nosso amigo Joao.
Espero que seja para a proxima.

Passe tambem pelo meus sitios e diga algo, ja a tempos que o nao deixa pisada por la.

Um abraco amigo.