12 junho 2007

Comunicado do PSD Secção de Vouzela

SAÚDE: AFINAL, NEM HÁ FALTA DE MÉDICOS NEM DE DINHEIRO!

Acabou de tomar posse como Directora do Centro de Saúde de Vouzela, a Sr.ª Dr.ª Mercedes Figueiredo, que vinha exercendo as funções de médica na Extensão de Saúde de Santa Cruz da Trapa, concelho de São Pedro do Sul. A nova Directora do Centro de Saúde não está a exercer quaisquer funções clínicas, nem em Vouzela, nem em São Pedro do Sul, limitando-se a assumir funções de direcção administrativa. A nova Directora vem substituir a equipa directiva liderada pelo Sr. Dr. Fernando Tavares, que apresentou a sua demissão em Setembro do ano passado.
Ao fim de mais de nove meses, o Governo finalmente encontrou uma solução, depois da recusa de todos os clínicos do Centro de Saúde de Vouzela, que assim demonstraram a sua total indisponibilidade em pactuar com as anunciadas intenções deste Governo em prejudicar as condições de prestação de cuidados de saúde no nosso concelho.
E que solução! Numa altura em que o Governo apregoa a contenção de custos e invoca a falta de médicos, dá-se ao luxo de desperdiçar uma médica para assumir funções meramente administrativas.
Afinal não há falta de médicos, nem há falta de dinheiro! O que há é uma total irresponsabilidade na gestão dos recursos públicos, nomeadamente de quem tem o poder de decisão em matéria da saúde.
O mesmo Governo que se prepara para encerrar os serviços de urgências do SAP de Vouzela, o mesmo Governo que não tem resposta para assegurar o funcionamento das extensões de saúde do concelho, nomeadamente a extensão de saúde de Cambra, é o Governo que desperdiça um médico para exercer as competências de uma Direcção que, apesar de demissionária, vinha exercendo todas as suas funções de forma intocável.
O Governo perde a face e dá-nos razão: não tem agora qualquer argumento para encerrar os serviços de Urgência do SAP de Vouzela. A luta da população pela defesa do SAP do Centro de Saúde ganha mais legitimidade e mais força.

A Comissão Política da Secção de Vouzela do PSD,

Sem comentários: