18 maio 2008

Escola processa blogue ...

O Conselho Executivo da Escola Secundária Felismina Alcântara (ESFA), em Mangualde, vai processar os responsáveis anónimos pelo blogue local "Terreiro", que recorreram a um vídeo feito por alunos, no recreio do estabelecimento de ensino, para documentar uma rábula que está a ser associada a actividades de natureza homossexual.
O documento, texto e vídeo, já disponível no YouTube (terá sido introduzido a 6 de Maio por um auto-intitulado Corleone Godfather), termina com a frase "ESFA gays we are waiting" (ESFA gays estamos à espera).
"Fomos alertados para a situação por uma professora que ficou escandalizada com o que viu. No dia seguinte, os alunos do 10º ano J do Curso Profissional de Gestão de Equipamentos Informáticos, mais de duas dezenas, perfeitamente identificados no vídeo, exigiram que a escola avançasse com uma queixa-crime junto do Ministério Público", explicou, ao Jornal de Notícias, Agnelo Figueiredo, presidente da ESFA.

Antes de formalizar a queixa, o dirigente entregou o caso ao gabinete jurídico da escola para uma avaliação prévia. "Cremos tratar-se de um acto intencional que põe em causa os alunos, em primeiro lugar, mas também a escola e sobretudo o seu presidente. Logo após o parecer jurídico, agiremos em conformidade", avisa Agnelo Figueiredo, que admite ter "suspeitas" sobre a autoria do acto.

A estória, que está a agitar aquela comunidade escolar, teve origem a partir do blogue "Pensar Mangualde", dinamizado por Agnelo Figueiredo, que além de presidente da ESFA é também vereador, pelo PSD, na autarquia.

"Um jornal local acha que não devo falar em mulheres nos meus dois blogues. Discordo. Por isso fiz uma rábula onde sugiro ao Governo a criação das disciplina "Gostar de mulheres" e "Gostar de homens", sendo que cada um teria sempre direito à auto-determinação", explica Agnelo.
A rábula teve resposta no "Terreiro". O blogue anuncia a criação daquelas disciplinas, por parte do "vereador da Educação e presidente de uma escola", e dá inclusive conta da criação da turma piloto "Gostar de homens" (a mesma que é retratada no vídeo), para a elaboração um estudo sobre o assunto.

in: JN

Sem comentários: