13 maio 2008

Projecto “Um Modelo de Parque” vai investir um milhão de euros

Vinte concelhos portugueses terão novos espaços verdes urbanos

Criar parques verdes nas cidades com aparelhos de manutenção física para promover as actividades de ar livre em família é o objectivo do projecto “Um Modelo de Parque”, apresentado hoje, que pretende chegar a 20 concelhos, com um investimento de um milhão de euros em dois anos.
Até ao final do ano deverão ser criados parques em Abrantes, Alcochete, Almeirim, Bombarral, Fundão, Lousã, Machico, Mangualde, Massarelos, Sintra, Mozelos, Palmela, Pombal, São João da Talha, Sesimbra e Vila Nova de Famalicão.
A meta do projecto, apresentado hoje em Lisboa e iniciativa do Modelo Continente, é servir cerca de dois milhões de portugueses.
Segundo o secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, João Ferrão, esta é uma iniciativa que “ambiciona mudar, ambicionar criar mais oportunidades, ambiciona alargar a mais espaços, ambiciona criar relações sociais”.
“O nosso país necessita de espaços ao ar livre onde as famílias e amigos possam conviver. Espaços adequados ao quotidiano das famílias numa perspectiva intergeracional”, acrescentou.
“Um parque pode alterar muito os hábitos quotidianos das pessoas. Pode fazê-las sair de casa, andar e fazer exercício”, considerou Ana Cid, secretária geral da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas.
O projecto conta com o apoio técnico da Faculdade de Motricidade Humana, que avaliou as infra-estruturas.
Outra vertente destes parques é a reabilitação de zonas degradadas nas cidades. O presidente da Câmara Municipal de Estremoz, uma das localidades já contempladas pelo projecto, sublinhou os melhoramentos urbanos verificados na cidade alentejana.
"Foi instalado e localizado este parque numa zona que tinha alguma degradação e que neste momento está reabilitado", explicou José Alberto Fateixa. “Neste momento é uma zona de intensa utilização” e “além de uma zona de passagem, é uma zona de permanência de pessoas que usufruem os equipamentos”.

Este projecto conta já com 10 parques inaugurados.

O projecto contou, no ano passado, com um investimento total de 500 mil euros. Câmara de Lobos, Estremoz, Monção, Nazaré, Ponte de Lima, Vila Franca de Xira e Vila Nova de Gaia são alguns dos concelhos com parques já criados.

Lusa, PÚBLICO

1 comentário:

Anónimo disse...

A concretizar-se a vinda deste projecto para Mangualde, lá vamos ver a fotografia do (este, sim!) "emplastro" Soares Marques, a aproveitar as iniciativas e investimentos dos outros, para se promover, tal como o cuco, que põe os ovos no ninho alheio...

Manuel Azevedo.