16 setembro 2008

Cine’Eco aposta em actividades paralelas para aproximar o Festival à Comunidade

A Direcção do Cine’Eco – Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Ambiente de Seia está a preparar um conjunto de actividades paralelas com vista à aproximação do festival à comunidade.
A primeira iniciativa vai ter lugar já nos próximos dias 4 e 5 de Outubro, com a realização de um Workshop designado “Filmar o Ambiente”. Orientado por Frederico Corado, esta iniciativa terá como objectivo tratar junto dos jovens de Seia e da região as problemáticas formais dos conteúdos e história do documentarismo ambiental e a realização de um vídeo sobre a Serra da Estrela.
Relativamente a animação, está previsto um concerto com Rodrigo Leão & Cinema Ensemble na abertura oficial do Cine’Eco, dia 18 à noite, na Casa Municipal da Cultura e um concerto com Viviane (ex ”Entre-Aspas”), dia 25 à noite no encerramento do Festival. Ainda em matéria de animação está assegurada a presença da Funfarra, para animar as ruas, na tarde do dia da abertura e na manhã de 22 de Outubro, quarta-feira, dia de feira em Seia. Neste dia, está prevista a realização de um “Corredor Verde”, que é uma espécie de cordão humano com mais de mil pessoas a ligar a Casa da Cultura e o CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela, locais onde decorre o Festival. Com esta iniciativa, que contará com muitos efeitos coreográficos, a organização pretende dar visibilidade ao Cine’Eco e ao CISE.
No dia 19 está previsto a apresentação do livro de Denise Godoy – “Língua Travada” e no dia 24 a exibição extra-concurso do documentário “Para além do Fogo” de Francisco Manso, seguido de um debate com a presença do Prof. Doutor Francisco Rego, Coordenador Europeu do Programa “Fire Paradoxe”. Iniciativa dirigida a escolas e corporações de bombeiros e Parque Natural da Serra da Estrela.
No dia 25, e à semelhança do ano passado decorrerá no Auditório do CISE uma Conferência que este ano terá como tema “Territórios de baixa densidade”, em colaboração com o ICNB (Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade) e Escola Superior de Turismo e Hotelaria de Seia.
No âmbito das actividades paralelas está ainda previsto um concurso escolar designado “Pensar o centro urbano da tua cidade”, com o apoio da Movijovem e destinado aos alunos da Escola Secundária de Seia, Escola Profissional da Serra da Estrela e Escola Superior de Turismo e Hotelaria de Seia.
Em colaboração com a Associação Empresarial da Serra da Estrela decorrerá igualmente um Concurso de Montras, designado “O cinema e o ambiente no comércio tradicional” para o qual foi elaborado um Regulamento que está a ser enviado aos comerciantes da cidade.
Quanto à programação dos filmes a concurso e diversos ciclos temáticos, será anunciada muito brevemente, numa altura em que o Director Técnico do festival, o realizador e crítico de cinema, Lauro António, está a concluir esta “árdua tarefa”.

Sem comentários: