12 julho 2009

Os socialistas não podem ter um discurso emprestado

Aos socialistas digo que ainda há tempo. Ainda é possível vencer o PSD. Mas não será com certeza ouvindo opiniões à direita e esquecendo a sua própria esquerda.
Não é crível que personalidades de direita consigam recuperar para o PS o eleitorado que este perdeu para a abstenção e para a esquerda. Os socialistas não podem ter um discurso emprestado. Não se combate o liberalismo ultra com o liberalismo suave. Nem se vence o PSD com ex-ideólogos do PSD. Ainda é possível dar a volta. Mas algo tem de acontecer. Apesar dos erros, a bandeira do PS não está no chão. Mais política e menos marketing. Mais socialistas e menos figurantes. Um pouco mais de esquerda. Ou, como diria Mário Cesariny, "um acordar".
Para que um dia destes não estejamos a perguntar-nos como é que se perdeu mais uma oportunidade e como é que um país maioritariamente de esquerda pode acabar uma vez mais a ser governado pela direita.

Manuel Alegre analisa o estado em que o Partido Socialista poderá chegar, se continuar a manter nas suas fileiras vários “camaleões e desertores”. Esses, no meu ponto de vista, não deveriam fazer falta ao partido socialista.
… Ah é verdade, em Mangualde, muitos estão coladinhos e diz quem ouviu que nas reuniões de freguesia a freguesia, dizem assumidamente que são do PSD, mas que desta vez vão apoiar o candidato do PS. Pena é também não dizerem que o concelho está afogado em dívidas também por causa desses “vendilhões do templo”. Se esses menininhos protegidos e favorecidos da politiquice local não tivessem gasto tanto dinheiro dos cofres da autarquia, as coisas estariam muito melhor … ainda gostaria de saber como é que se gastou tanto em telemóvel?
De uma coisa tenho a certeza, se fossem eles a pagar do próprio bolso nem a metade da metade da metade gastariam.

(Em dois anos e meio, foi muito dinheiro gasto por mês em apenas um telemóvel distribuído pela a autarquia! Agora imaginem quatro anos de telemóvel e outros gastos!)

20 comentários:

Anónimo disse...

Por mais que escondam, tudo se sabe. Que miseráveis, todos culpados e andam com cara de santos.
Votar PS com esses traidores? "Jamais!"

Anónimo disse...

Afinal quem é que gastou assim tanto dinheiro?
Quem é que é o despesista?
Quem é que desgraçou os cofres da autarquia de Mangualde?
O SM não o quis na sua equipa e despediu-o por ser um absorvente dos dinheiros públicos e agora está com o JA?
Querem lá ver que se o JA ganhar vai continuar a gastar? Se a autarquia está em maus lençóis com esses despesistas vai ficar pior ainda.

Anónimo disse...

Porra assim é demais, quanto mais para a frente, mais a careca fica destapada.
De que espera JA, para de uma vez por todas, fazer como Socrates fez. Assume que se enganou, e vá de "chutar" com estes famegerados "ratos" que já destruiram mais do que deviam a riquesa de todos os Mangualdenses.
Não Não é assim que JA vai chegar. aonde quer,
Os renegados laranjas, reciclados em camaleão rosa, tornan-se cada vez mais despresiveis.
A maior parte do eleitorado SOCIALISTA não se revê nesta Equipa, Traição, Traição, João Azevedo falhou, depois que fique a chuxar no dedo.
A proposito sabem os Socialistas a promessa já feita e garantida ao ingrato e despesista Laranja agora camaleado Rosa. Perguntem e gritem !.

Anónimo disse...

O Terreiro
Quando este senhor chegar ao poder. vai mudar de operador de telemovel
Pelo menos já anda a prometer a um agente da marca contrária á actual.
Isto claro se Ganhar,
Mas coitadinho não tem ipotese.
Mas o certo é que com vitória ou sem vitória o JA terá que cumprir a promessa.
Estes Camaleões nunca ficam a perder
JOAO AZEVEDO esse Sim já perdeu.
Pedeu votos,
Perdeu na Estrategia
Perdeu credibilidade
Perdeu a Vergonha
Pedeu na respeitabilidade
Passou de Salvador a Coveiro.
Perdeu do Passado
Perdeu do futuro
Enfin Vai ficar eternamente SÓ.
Sem projecto credivel
Isto porque tem na sua equipa mau laranjas
os tais que colocaram Mangualde quase na banca rota.
E desta forma eu Vou Votar Soares Marques porque quer queramos ou não, ele não teve problemas quando espantou os despesistas do seu executivo.Por isso TASSE Bem com ele

o mangas disse...

Ao ler os últimos comentários do Sr. Terreiro fico com uma, provável, certeza que é a seguinte; o Sr.Terreiro não irá votar João Azevedo, pois, seria pactuar com os, como diz, "vendilhões do templo", "despesistas", "vira casacas" ou "garotinhos".
Antes demais todos os partidos e nomeadamente o PS contêm nas suas fileiras pessoas que já pertenceram e trabalharam com outros partidos, o mais presente foi o seu cabeça de lista às Europeias. Mas no que à política local diz respeito, em minha opinião, os partidos são apenas um instrumento para as candidaturas, sendo o mais importante as pessoas.
Agora se o Sr. Terreiro tem tanta certeza do que diz, seria bom especificar e objectivamente dizer de quem realmente fala, pois, eu pessoalmente sou PSD, tencionava votar João Azevedo, tencionava como o senhor diz ser mais um "vira casacas" e ao ler tudo isto tomarei uma opção entre duas:

1) ou o senhor nomeia os tais "vendilhões do templo", "despesistas", "incompetentes", "vira casacas", "garotinhos", para que eu e outros, tais como eu, possamos analisar a nossa intenção de voto depois de ler os seus artigos;

2) ou o que o senhor diz não merece credibilidade, carece de rigor e para o fazerem perder tanto tempo a escrever sobre essas pessoas é porque devem ser mesmo boas e competentes, pois, como sabe "dos fracos não reza a história".

Por último essa do telemóvel parece-me algo superficial, pois, o mesmo, actualmente é um instrumento de trabalho imprecindível para determinadas profissões e determinados cargos e estou certo que quem o utiliza, bastantes vezes, chega ao fim do dia estafado e esgotado.

O mangas

Anónimo disse...

O sr Mangas desculparme-á, mas os "tais "vendilhões do templo", "despesistas", "incompetentes", "vira casacas", "garotinhos",

Não são aqueles que Soares Marques mensionou na apresentação de candidatura?

Tambem gostava de saber o nome dos senhores que não serviram a SM e agora Estão na lista , de JA,
Mas por o que vou lendo, muita água ainda hade passar por debaixo dos pés dos nossos candidatos autarquicos.
a Ver vamos!

danadinho disse...

Vai desculpar-me mas não gostei!
Não gostei do “post” e a provar que eu tenho razão estão os comentários que abaixo se podem ler.
O seu post é de uma inimaginável infantilidade e de um total irresponsabilidade para quem se diz defender os ideais do PS, defender o bem-estar do concelho de Mangualde. Certamente o senhor não terá filho, pelo que não estará preocupado com o seu futuro. Pois não vê que um post como este só prejudica a candidatura de J.Azevedo? Só favorece a candidatura de S. Marques? Depois, claro, d´origem a comentários como aquele que diz que JÁ perdeu votos, credibilidade, etc, etc, etc….
Olhe, eu, talvez porque vivi o tempo do salazarismo e conheci a fome, o frio, o MEDO, a represália sobre todo aquele que (alegadamente) tivesse “outra”ideologia que não aquela dos que estavam no Poder, talvez porque vi meu pai chorar quando se despedia de nós para ser levado pela PIDE (sabe o que é? Não creio); talvez porque ao olhar à minha volta e para a gestão municipal dos últimos anos tenho consciência que estamos a caminhar a passos largos para um regime que é em tudo um modelo copiado daquele que eu jurei a mim mesmo não voltar a viver e, muito menos deixar os meus filhos viver…talvez por isso…eu me permito dizer-lhe que foram muitos os danos que este seu “devaneio”, certamente impensado, irreflectido,fruto de imaturidade provocou quer nos simpatizantes do PS ou de JÁ, quer nos cidadãos indecisos.
Olhe, acate o meu conselho e quando tiver vontade de escrever assim “uma coisa”…não o faça. Fique calado. Vá jogar às cartas ou visite uma webpage que lhe diga o que foi o “Estado Novo”. Depois…então, olhe à sua volta e..escreva!
E não diga que eu lhe estou a coarctar a liberdade de expressão! Essa sim, era limitada e vigiada no tempo do Estado Novo! O que eu estou a dizer-lhe, meu caro, é que em assuntos sérios é necessária muita prudência!

omocho disse...

Caro terreiro
E com a frontalidade habitual que tenho de te escrever este comentário.
Considero o teu post ridículo e infantil.
Considero que transformares a tua zanga pessoal com o João Lopes numa arma de arremesso político uma total incongruência política.
As coisas são simples:
1-Um Socialista apoia João Azevedo
2-Um socialista nunca apoiará ou contribuirá para a vitória de Soares Marques.

Tens de te assumir: Se és socialista declara o teu apoio total a João Azevedo e à sua lista.
Se optares por apoiar Soares Marques podes fazê-lo é um direito mas assume-o com clareza.
Não podes andar em meias tintas.
Por outro lado percebe-se à légua que os comentários anónimos foram escritos por TI.
Assume de vez uma posição ... é o conselho que te dou. Ou estás de uma lado ou do outro. Meias-tintas não.

Unknown disse...

Mocho
Como deves saber, não é habitual em mim responder a quem quer que seja, no entanto, tenho que te responder pelo respeito que tenho por ti.
1º - Não transformo a minha zanga pessoal com o João Lopes numa arma de arremesso político, porque ela não existe pessoalmente, no entanto, politicamente sou contra o João Lopes nas listas do PS, como seria contra qualquer ex-lider PSD que fizesse parte das listas do PS. Considero, que qualquer líder de um qualquer político, para ser líder, terá que defender ideologias, muito difícil compreender que 4 anos depois está no outro lado da linha, esquecendo e repudiando todo o seu acérrimo acreditar.
2º - Um Socialista, verdadeiro Socialista, não apoia João Azevedo, apoia o seu partido socialista e acima de tudo debate-se contra o que sente que está mal, contra o enfraquecimento do partido e a incúria de ver que estão a formar um grupo na base do PS que terá mais cedo ou mais tarde fracturas que muito dificilmente se repararão.
3º - Um Socialista, verdadeiro Socialista, não apoiará ou contribuirá para a vitória de Soares Marques ou outro qualquer PSD . Eu não sou o culpado desta “inércia despesista” em que Mangualde se embrulhou. Um verdadeiro Socialista, não deveria aceitar gente que foi altamente responsável por isso. No entanto se Soares Marques estiver a candidatar-se pelo PS será que já poderia votar ou não? Fica a pergunta se quiseres responder!
4º - Meu caro mocho, não vou permitir a ninguém que me perguntem se sou Socialista e muito menos que me obriguem a declarar o meu voto a quem quer que seja! Eu estou muito acima desses devaneios pessoais, do mau tratar e dizer. Eu tenho uma ideologia política, estou impregnado, faz muitos anos, dos ideais Socialistas. O verdadeiro socialista debate-se contra as ideologias de direita e contra os seus seguidores.
5º - “Percebe-se à légua que os comentários anónimos foram escritos por TI” a esta não respondo, se quiseres, podes consultar o meu blog, faculto a minha passw. e podes verificar quem escreveu os comentários anónimos, depois de saberes quem os escreveu, poderei responder … esta era escusada, acerca desta situação eu não tenho nada a temer e não tenho que me andar a esconder atrás de um anonimato!
6º - Para terminar, volto a referir que ninguém me obriga a dar o meu apoio a quem quer que seja, ninguém, mesmo ninguém!
Não queria dizer isto, mas porque me obrigas a tal, terei que expressar o meu sentir neste momento em relação à candidatura de João Azevedo. Não concordo que o PS tenha deixado entrar estes mercenários da das políticas do PSD, não confio e nunca irei confiar. Vai ser muito perigoso, por isso eu já ter assumido, como sabes, que vou votar no Partido Socialista como sempre, mas que tenho sérias reservas quanto à lista escolhida por J.A. onde muitos predadores do outro lado querem vir comer deste lado.
Volto a referir que ninguém, mesmo ninguém tem ou terá autoridade para questionar os meus ideais políticos. Mais, como sabes eu não sou seguidor de “Homens” sou defensor de ideais e serei contra os sim sim e de pessoas que dizem que sim por dizer, ou dizem que sim porque estão a espera de algo mais.
Abraços amigo mocho

omocho disse...

Boas
Ninguém te obriga a nada. Agora como te manifestas publicamente é dever teu dizer.
Apoio X ou não!!
E estares consciente de que as posições que se assumem prejudicam a campanha de um candidato e beneficiam as de outro. Não podes votar no João Azevedo e tirar o nome do João Lopes.A votares num votas no outro.
Ao criticares João Lopes acabas por beneficiar Soares marques.
Eu posso não gostar de alguns nomes. não interessa. A partir do momento que são são os escolhidos pelo meu candidato passam a ter o meu apoio. porque para todos nós incluindo para ti tenho a certeza o principal é colocar um bom presidente na autarquia ou seja colocar João Azevedo. Em último caso afasto-me, mas não faria campanha contra o meu candidato. Quanto a mim é isso objectivamente que é feito. Fazes campanha contra aquele que é o teu candidato.Acho eu.
Obviamente que nunca apoiaria Soares Marques se ele fosse candidato pelo PS. Obviamente que nunca apoiarei Manuel Alegre se ele for candidato a PR pelo PS. Mas não farei campanha pelo Cavaco. Estarei calado. A questão está nisso. Não é apoiar por apoiar. É ter consciência do que está em jogo e do que é importante.
Para mim importante é colocar o João como presidente. Depois sim poderei pedir contas do trabalho dos vereadores. Agora prejudicar a campanha não.
De qualquer forma e tirando isto deixo esta "guerra" por aqui. Não vou entrar em conflito com um socialista como tu que já deste a cara muitas vezes. mas sabes que eu sou racional nessas coisas. E frontal
Um abraço
Mocho

Anónimo disse...

"Porreiro pá."
Pelo menos consegui po-los á bulha.
E assim tambem fiquei a saber que o renegado laranja é um tal João Lopes.

Sinceramente nunca pensei que o JA fosse aceitar nas sua lista uma inutilidade assim.
Se nem a SM serviu.
O João Azevedo está feito.
Lá se foi a Presidencia.
Quando o mocho se enerva desta maneira, é porque já é conhecerdor da Sondagem que dá a vitória minima a Soares Marques.
E com estes ainda lavar de roupa entre os Socialistas, Soares Marques está a Ganhar pontos.
Obrigado Mocho,
Obrigado Terreiro,
Assim tass mesmo bem SM SEMPRE

Anónimo disse...

Até parece que é o primeiro ex?demitido? zangado? obstruído? do PSD que vai parar a um lista do JA.
Não convem esquecer, o Luisinho Coimbra, que tb fez parte da Junta de Freguesia de Mangualde pelo PSD, foi oferecer-se ao Dr. Soares Marques pra acessor, e como este nao o quis, virou-se para o JA.
Como vê Terreiro.....já é banal, que nas listas de JA, figurem os "enjeitados"! Verdadeiro Socialista?NÃO!Verdadeiro oportunista!

AL gore disse...

Como vês Terreiro, podes esfregar as mãos á parede com o que tens vindo a conseguir: que venham para aqui uns miseraveisitos duns bacocos do Partido Solialista a Diesel (PSD) gabarem-se e tentarem
desmoralizar as hostes de apoiantes do PS às autárquicas.
O que me aborrece é que por tua causa tenha que "levar" com esses idiotas. Mas o grande idiota foste tu e a incongruência das tuas obstinadas "ideologias"...
Eu acredito na vitória do João Azevedo e estou a lutar por ela e sabes porquê?
- Não sou contra ninguém, Sou a favor do FUTURO, do Futuro de Mangualde.
Aceito que os do PSD votem no SM, mas não sejam bacocos: sejam a fovar de alguma coisa e não contra tudo e todos.Como dizia o SM, em tempos que ele próprio já esqueceu: só não mudam os burros...
Portanto a nível autárquico o que conta são as pessoas e não os partidos; isso é coisa de país do terceiro mundo...
Deixo aqui um apelo:
-PSD, deixem de vir pôr "ovos" neste blog.
-Terreiro, evita de uma vez por todas de ser teimoso e ABRE OS OLHOS... Utiliza as tuas energias contra os teus adversários políticos...
Tenho pena que o teu blog se tenha transformado numa espécie de "tanque" de lavagem de roupa suja, quando no princípio se norteava por valores ELEVADOS.
Olha à tua volta e Vê se percebes uma coisa: o adversário está a aproveitar-se de ti...É isso que queres?
se é isso, além de caires no ridículo, desiludes-me...e quem te fala assim é alguém que te tem em boa conta...acredita.

AL Gore disse...

Ah...e por favor Terreiro, rogo-te para que não respondas a este meu comentário.
Fecha de vez este Folhetim de mau gosto.

Anónimo disse...

Caro terreiro.
A cegueira é uma doença e se não for total sempre se resolve, agora cegueiras totais regra levam á queda espero não seja o caso essas nem cura têm.
As ideologias partidárias valem o que valem, sei que o senhor é culto e sabe que nos paises desenvolvidos tem democracias multipartidárias.AB

Danadinho disse...

É esclarecedora do carácter de certos indivíduos o facto de apenas conseguirem escrever umas “tretas” sob a camuflagem de “Anónimo” – ao menos….esse de Mocho parece que toda a gente sabe quem é. Os outros….esses anónimos que por aí pairam são o exemplo acabado da cobardia! E a esses…sinceramente…o meu desprezo. Por mim, também podem consultar o meu perfil e o meu blog.

Mas afinal de que tendes medo?
De represálias por parte do PS? De JÁ? – andais completamente “deslocados” – isso acontece no PDS local, APENAS!
Aí sim: pessoas são perseguidas, admoestadas, despedidas, alvo de boatos e vítimas de umas quantas barbaridades mais….
Estais enganados os que pensais que é o PS quem vos vai “perseguir “ e “assediar” – isso são laivos da Ditadura que localmente estamos já a viver…aos poucos…..mas se SM vencer as eleições…já A ( ditadura, o totalitarismo, a intolerância)temos à porta – e vós pactuais com isso….parabéns….os vossos filhos amordaçados, perseguidos, presos, violados nos seus direitos mais fundamentais agradecer-vos-ão! Repito: parabéns – um dia sentir-vos-eis orgulhosos por ter contribuído com a vossa falta de “visão” para a destruição dos principais valores que norteiam a existência humana!

Danadinho disse...

…e sem deixar de lado aquela gentinha do PSD…que continua no PSD e lá continuará, por anos a fio…porque lhes dá gozo serem “capachos de homens pequeninos, de ideias pequeninas, com projectos pequeninos, que inventam um mundo pequenino onde podem ser reizinhos, ditadorzinhos, carrascozinhos mas que não passam de pessoas dependentes, frustradas, solitárias, sexualmente reprimidas, e que rosnam e grunhem quando são contrariados na sua sede de PODER! LINDO! …e para isto cria um pai um filho…. !!!
Um concelho exemplar….em estupidez crónica!
É que não há cirurgia que resolva: é isto e assim será, porque a “lavagem cerebral” foi tão grande que nada há a fazer…

Anónimo disse...

Não se esqueçam do sempre amigo tó S. que tb anda a ajudar o cunhado...

eheheeh oja quer ganhar mas assim num bai lá mesmo! é mto garoto e dá muitos muitos muitos tiros nos próprios pés...

Manel a presidente da concelhia do ps JÁ!

Anónimo disse...

Pois é! Ler as verdades, dá direito a pedido de silencio e até de encerramento do "folhetim".A democracia Socialista no seu melhor.

Danadinho disse...

Olhe….a “ democracia PSD no seu melhor “ foi terem chamado a GNR quando uma estação de TV Nacional quis fazer uma reportagem sobre o mau cheiro ….foi uma vergonha para todos os Mangualdenses.
Eu nunca tive medo da verdade, bem pelo contrário;
Mais : a “ democracia PSD no seu melhor “ essa sim vê-se quando , por exemplo, o senhor, escreve sob “ANONIMATO”….tal é o medo de dar a cara …mas nada tema porque não é do PS que vêm os “arremessos de pedras, nem de boatos”…isso são técnicas de dissuasão do PSD, ou tem memória curta? e uma venda nos olhos? Vá….vá…..não me diga que não sabe o que se tem vindo a passar com pessoas que discordam da actual gestão da Câmara….Uma vergonha, um atentado a um dos mais valiosos direitos do indivíduo: a liberdade de opinião e de expressão! Não sabe? Não vê? Não ouve? Claro que não…as coisas são feitas “pela calada” e sob ameaça…. !

Isso sim…é motivo de orgulho para o PSD, sem dúvida: o exemplo perfeito de uma democracia: “ou estás comigo, ou estás contra mim” – e se estás contra mim….ora isso mesmo!
…e vem agora o senhor querer despudoradamente colocar em causa os princípios democráticos do PS. Haja seriedade! Haja vergonha!