15 abril 2010

A face paralela à assessoria de imprensa na Autarquia de Mangualde

Logo após a tomada de posse do novo executivo na Câmara Municipal de Mangualde, entrou em funcionamento um novo serviço. Assessoria de imprensa. Esta assessoria é externa à autarquia e apoia o executivo na divulgação de tudo o que sai para fora da autarquia.

No entanto, e à medida que o tempo passa (apenas 6 meses) já se verifica um certo descontrolo nas informações que são passadas de dentro para fora. Por via oral já se começam a sussurrar aos ouvidos dos mais curiosos, algumas peripécias que lá por dentro se vão passando. Neste campo já não é novidade, existe sempre um conspirador, ou um amigo do amigo que conta ao outro amigo aquilo que ouviu dizer de um desconhecido ao seu amigo. Parece confuso, mas é assim, as coisas por mais abafadas e escondidas que sejam, deixam-se sussurrar cá para fora por gente que não merece a confiança do maior pecador. Mas é a vida. Como alguém comentava esta semana “fez a cama, agora que se deite nela”.

Vem isto a propósito, das notícias que são oficialmente colocadas na comunicação social por a dita assessoria de imprensa, essas notícias são as oficiais. São bem redigidas e direccionadas a um determinado alvo. Essas noticias têm o aval e são antecipadamente do conhecimento do Presidente ou de alguém de grande confiança deste. E terá que ser mesmo assim. Profissionalismo e responsabilidade. Mas … sempre escapa alguma coisa e tem com alguma insistência vindo a público noticias que passam ao largo dessa assessoria de imprensa.

Alguns jornais têm já publicado algumas dessas notícias que não têm o símbolo o crivo e o rigor da referida assessoria de imprensa.

A última aconteceu ainda esta semana. Enquanto oficialmente saía para a rua a informação que, junto da Torre Medieval de Gandufe será descerrado o Painel Explicativo do Monumento, recentemente recuperado. “…O evento contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, do restante executivo e dos órgãos autárquicos da Freguesia de Espinho.” Ora até aqui tudo muito bem. Presidente do Município em Primeiro lugar e restante executivo em segundo plano, como manda o protocolo.

No entanto, paralelamente a esta informação, outra rodou pelos órgãos de comunicação social e outros canais particulares. Os chamados “mentideros” da nossa praça e vinda de dentro da Câmara Municipal de Mangualde, nos seguintes moldes: “ … O evento contará com a presença do Senhor Presidente da Câmara Municipal, do Senhor Vereador da Cultura, restante executivo e dos órgãos autárquicos da Freguesia de Espinho.”

Ora esta situação é altamente desconfortante, principalmente para o Vice-presidente da autarquia e Presidente da Junta de Freguesia. Se estiverem presentes no dia, não foram referenciados nessa comunicação e é um vexame para o Presidente, porque saiu de um determinado pelouro da autarquia que dirige. Sendo o Presidente Autarquico o titular máximo da pasta de um concelho, merecia maior respeito, consideração e cooperação por parte dos seus parceiros. Mas neste caso, ficou reduzido ao mesmo nível e grau de importância de um qualquer Vereador do seu executivo.

Estas situações, nada abonam ao bom relacionamento que deverá existir num grupo que se deseja coeso. No entanto, isto é uma situação que se tem verificado repetidamente e que tem fugido ao controle de quem de direito. Se não parar este paralelismo do "Oficial e o não oficial vindo do interior do oficial", não auguro nada de bom a este executivo. Por este andar, mais dia, menos dia, ralham as comadres e …

Sem comentários: