07 maio 2010

Em Portugal Jornalistas ganham maior segurança

Um moderno sistema de segurança, dotado de dispositivo de emergência e capacidade de localização dos aparelhos de gravação de entrevistas em tempo real, está a ser instalado em todas as redacções. Uma medida pioneira em Portugal.

O designado AntiDeputadSystems, totalmente concebido nos Açores, começou a ser testado na Assembleia da República no dia 5 de Maio. O presidente da ADS – AntiDeputadSystems, Rodrigues Sábado, disse ao nosso jornal que, "se tudo correr bem, em Junho todos as redacções de Jornais, Rádios e Televisões, já estarão equipadas".

O AntiDeputadSystems é composto por uma central que contém o software de despacho, controlo e gestão do sistema de aparelhos móveis aos serviços de todas as redacções, utilizando o GPS para localização dos aparelhos e proceder à transmissão de dados.

"A decisão de se instalar o sistema prendeu-se sobretudo com o recente roubo de gravadores durante uma entrevista" frisou o presidente da ADS.

O Governo também quer implementar um sistema semelhante, mas, no caso, para detectar Jornalistas que façam perguntas e jornalismo de investigação. O Ministério, criado para o efeito, já celebrou um protocolo com a empresa Portuguesa, mas o acordo "ainda não foi posto em prática", disse Rodrigues Sábado, presidente da AntiDeputadSystems que assim se verá obrigado a mudar o nome da empresa, neste caso, para PjaS - ProJornalistantigovSystems . Este protocolo abrange ainda alguns Concelhos de Portugal Continental e Açores. Madeira ficou fora do protocolo. O Presidente da Ilha disse que não se importava porque "sempre tive tudo sobre controlo não necessito dessas pan ..... modernices".

Num dos Concelhos, o Presidente, já deu a conhecer a sua indignação de não ter este serviço no seu Municipio "tudo farei para que seja instalado este serviço. São alguns postos de trabalho e … para ser sincero, já estou farto de os correr à pedrada. Vocês podem nem acreditar, mas correr cansa e a pontaria dos tempos do Cavaquistão já não é a mesma!" desabafou o autarca.

O Nosso jornal, ficou a saber que um Concelho recusou o serviço, " já controlamos a Comunicação Social. Por outro lado investimos muito numa assessoria de imprensa e só sai cá para fora aquilo que queremos que se saiba e quem pisar o risco, espalhamos por aí que é uma questão de revanchismo pessoal e quem fica mal? Pois está claro ... nós  não" revelou em surdina o autarca, pedindo anonimato.

Qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência.

Texto Ficcional

Sem comentários: