22 outubro 2005

A Noite de Mangualde

Esta problemática já veio a terreiro diversas vezes, mas a situação continua, não se consegue inverter o estado a que Mangualde chegou. Ninguém, ninguém, ninguém. Porquê? Gostava de partilhar com todos vós a noite de Mangualde. Sexta-feira, dia 21 de Outubro de 2005, pelas 23 horas e 30 minutos, captei estas imagens para conseguirmos “degustar” Mangualde que, diga-se de passagem, é muito pouco acompanhada a estas horas. Logo que o sol se põe e as lojas comerciais encerram, Mangualde fica deserta. Qual a razão? Falta de Luz? Receio de andar pela noite? Divertimentos? … Penso que já não tem a ver com estas situações em particular, decerto ajudou, mas agora, na minha humilde opinião, penso que tem a ver com as mentalidades das nossas gentes. Não é moderno andar em Mangualde à noite, mas por outras paragens até é agradável. Faço esta afirmação porque já não é a primeira vez que vejo Mangualdenses nas noites de Viseu e Nelas. Será que com esta forma de encarar a situação vamos conseguir mudar Mangualde? Conseguir um Mangualde mais atractivo só depende de nós!

8 comentários:

Anónimo disse...

Mangualde apartir das 21 horas é um deserto. a zona central vai ficando completamente despida. ess factor tem sido várias vezes referido. mesmo os cafés vão ficando vazios.Muitos fecham logo por essa hora. O nada... razão tinha uma miúda que dizia no outro dia: "Mangualde é a terra do NUNCA"
pelas menos a partir das 21 horas

Neoarqueo disse...

Bem... o facto de as pessoas sairem á noite ou não, em Mangualde ou em qualquer outro lugar, não é problemático. Cada um faz o que quer na noite, e faz o que quer onde muito bem quizer. Pelo que sei, Mangualde tem vários Bares onde, sobretudo a juventude, se encontra à noite. estou a lembrar-me do Rubro, do Piscinas, do Suede...e garanto-vos que pelo menos nas noites de 6ª feira e de Sábado, estes locais estão sempre bem cheios. A juventude prefere estes locais a andar na rua?! Claro, no meu tempo também era assim: Bogalha, Tatiana, Felini...ou não era? E nas outras vilas e cidades?...Viseu, aqui bem perto e, quer queiramos quer não, é referência para Mangualde, quem anda na rua ás 23H nesta altura? A juventude está nos locais habituais: os diversos bares da Sé e posteriormente no Day After, outros vão ao cinema; quanto aos mais velhos, os pais desta juventude, bom...se forem de Viseu ou de outras cidades de média e grande dimensão vão ao cinema, ao teatro, se não,ficam em casa, ou vão visitar familiares ou amigos, a casa uns dos outros. Na minha perspectiva, esta é uma situação perfeitamente normal. Aliás não tem nada de extraordinário, nem ninguém em particular ou tão pouco em geral tem "necessáriamente" culpa ou responsabilidade. As ruas de Mangualde não são própriamente uma espécie de "salãodecentroculturaldesportivoerecreativo" para onde os "sócios" "têm" que ir...Cada qual faz e vai para onde quer durante a noite...Ficar na cama é também uma boa opção. Mangualde nem é, romanticamente, um lugar que nunca existiu, nem tão pouco é Nova York.
TSFM

JL disse...

Como a resposta é um pouco longa, Coloco a minha opinião lá no "O Observatório" se não se importam. Desta forma faço publicidade ao Terreiro e aprendo a fazer "links". :-)

Neoarqueo disse...

João, por este andar qualquer dia está cada um de nós a escrever somente na sua página própria, o que é limitativo. A meu ver, e é apenas uma opinião, dever-se-á comentar no Blog que "lançou" o tema.

Anónimo disse...

Caros amigos, concordo plenamente com o "Terreiro" qundo diz que é uma questão de mentalidade! dou simplesmente um exemplo das festas da cidade:
Em dia de concertos, e tem que se admitir que normalmente de boas bandas nestas alturas (pelo menos com notariedade), passas no Rubro, nas Piscinas, etc, está tudo cheio de gente, no largo da camara não está ninguém, mesmo sendo sem pagar.
As pessoas de Mangualde,e eu também sou de Mangualde, têm "a mania que são demasiado importantes" e não se podem misturar com a ralé da aldeia que nessas alturas vem á festa! porque se formos a Viseu, é vê-los a pagar bem pago qualquer espectaculo para que possam saciar a sua sede de cultura,já que não podem dar parte de fracos em Mangualde e fugir à regra do grupo, não se misturar.
Mangualde, desde a minha adolescência que foi sempre considerada uma terra de grupinhos, há três quatro grupos, não se misturam com ninguêm nem entre eles e os de fora não entram!

Anónimo disse...

Pois é, em Mangualde a noite não é estranha, tens que procurar nas catacumbas secretas...
Se tivéssemos um rio ou meio mar podíamos criar uma avenida cheia de bares para desfrutar a calma da noite, assim temos que nos fixar num local habitual, fazer amigos, jogar umas setas e não abusar do álcool, porque a mão dos senhores agentes é pesada, relativamente a esses durante a noite também só se metem com as pessoas pacificas para tentarem criar uma guerra...

Anónimo disse...

Mangualde à noite é como as outras localidades vizinhas e não só. Os mangualdenses não deixam de ser portugueses e por esse motivo têm os mesmos hábitos, costumes e mentalidade do resto do país. As noites de verão são bastante animadas, muita gente na rua nas esplanadas, a passear e porquê? Porque existe um ambiente agradável, sem chuva sem o desconforto de temperaturas mais baixas. É claro que nesta altura as pessoas permanecem onde se sentem mais confortáveis e concerteza que não é ao relento, ou a dar voltas de carro à cidade. Quero com isto dizer que a mesma foto tirada numa noite de primavera ou verão teria outra vida que esta não tem e, a cidade não deixaria de ter as mesmas solicitações noturnas.
Também eu, às vezes vou a Viseu ou Nelas, e também eu já vi pessoas dessas localidades em Mangualde. Por vezes, procura-se algo de diferente e isso acontece com pessoas de todo lado.
Na noite geralmente os pontos de interesse são fruto da iniciativa privada e em Mangualde,quanto a mim, não tem surgido quem aposte nessa área. JÁ AGORA NEM AS FORÇAS DE SEGURANÇA SE VEÊM NA RUA, LÁ SE VÃO VENDO DENTRO DO CARRO EM POUSES DE DESCANSO, ISTO É QUE É REVOLTANTE.

Anónimo disse...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it lipitor rhabd lipitor and ggr