São 30 anos, multiplicados por outros tantos caminhos e amigos, que a Brigada Victor Jara celebra.
Da Brigada, reza a história que, em 1975, um grupo de jovens de Coimbra participou nas campanhas de alfabetização do MFA, na região da Beira Baixa, tocando e cantando, música de origem chilena, assim como portuguesa de intervenção. Ao descobrirem a riqueza da música popular dessa região, decidiram dedicar–se ao “tratamento” de toda a música tradicional portuguesa. Nascia assim a Brigada Victor Jara, nome dado em homenagem ao poeta e cantor chileno assassinado na ditadura de Pinochet. Três décadas passadas sobre os tempos da estrada e da mobilização, depois de muitos palcos, muitos amigos, muitas cantigas e outras tantas cumplicidades.
6 comentários:
Só tenho conhecimento destes albuns:
1977 - Eito Fora
1979 - Tamborileiro
1981 - Quien Sai Aos Seus
1982 - Marca Dos Folioes
1989 - Monte Fermoso
1994 - 15 Years of Traditional Portuguese Music
1995 - Dancas E Folias
1995 - Eito Fora
Gostaria de saber se há mais, ou se já se finaram.
As coisas que estes dois sabem...
Mas depois também há aqueles que já a viram a actuar em publico pelo menos 3 vezes(grandes espactáculos) e aqueles que com eles privaram e aprenderam algumas cantigas no Klepsidra. MOI...nas duas situações. Porém , eu não devo dizer isto, porque podem pensar que me estou a armar ou então que já bebi um copo a mais...
Ó amigo Tsfm agora escangalhei-me a rir com a boquita. Não fico nada admirado que tenhas privado com a Brigada Victor Jara, nada, mas nada mesmo. Sei bem que tu tens uma certa inclinação para as Brigadas: Vitor Jara, a de Trânsito e outras que agora me não ocorrem :-)
Fique então o meu amigo JL a saber que no tocante às Brigadas de Transito, além de ser íntimo no tocante a apanhar multas pelas mais diversas situações, descobri recentement (ainda bem) que tenho por lá um grande amigo, e ainda por cima é MAJOR. E esta hem? Será que já se me vão acabar as multas?
Eito Fora - 1977
Tamborileiro - 1979
Quem Sai aos Seus - 1981
Marcha dos Foliões
Contraluz - 1984 -
Monte Formoso - 1989
Danças e Folias - 1995
Por Sendas, Montes e Vales - 2000
Seia Louca - 2003
Em 2006, lançam o mais recente trabalho.
Enviar um comentário