24 novembro 2005

Um Ó Brigada aos 30 anos de cantigas

São 30 anos, multiplicados por outros tantos caminhos e amigos, que a Brigada Victor Jara celebra.

Da Brigada, reza a história que, em 1975, um grupo de jovens de Coimbra participou nas campanhas de alfabetização do MFA, na região da Beira Baixa, tocando e cantando, música de origem chilena, assim como portuguesa de intervenção. Ao descobrirem a riqueza da música popular dessa região, decidiram dedicar–se ao “tratamento” de toda a música tradicional portuguesa. Nascia assim a Brigada Victor Jara, nome dado em homenagem ao poeta e cantor chileno assassinado na ditadura de Pinochet. Três décadas passadas sobre os tempos da estrada e da mobilização, depois de muitos palcos, muitos amigos, muitas cantigas e outras tantas cumplicidades.

6 comentários:

Unknown disse...

Só tenho conhecimento destes albuns:
1977 - Eito Fora
1979 - Tamborileiro
1981 - Quien Sai Aos Seus
1982 - Marca Dos Folioes
1989 - Monte Fermoso
1994 - 15 Years of Traditional Portuguese Music
1995 - Dancas E Folias
1995 - Eito Fora

Gostaria de saber se há mais, ou se já se finaram.

JL disse...

As coisas que estes dois sabem...

Neoarqueo disse...

Mas depois também há aqueles que já a viram a actuar em publico pelo menos 3 vezes(grandes espactáculos) e aqueles que com eles privaram e aprenderam algumas cantigas no Klepsidra. MOI...nas duas situações. Porém , eu não devo dizer isto, porque podem pensar que me estou a armar ou então que já bebi um copo a mais...

JL disse...

Ó amigo Tsfm agora escangalhei-me a rir com a boquita. Não fico nada admirado que tenhas privado com a Brigada Victor Jara, nada, mas nada mesmo. Sei bem que tu tens uma certa inclinação para as Brigadas: Vitor Jara, a de Trânsito e outras que agora me não ocorrem :-)

Neoarqueo disse...

Fique então o meu amigo JL a saber que no tocante às Brigadas de Transito, além de ser íntimo no tocante a apanhar multas pelas mais diversas situações, descobri recentement (ainda bem) que tenho por lá um grande amigo, e ainda por cima é MAJOR. E esta hem? Será que já se me vão acabar as multas?

Anónimo disse...

Eito Fora - 1977

Tamborileiro - 1979

Quem Sai aos Seus - 1981

Marcha dos Foliões

Contraluz - 1984 -

Monte Formoso - 1989

Danças e Folias - 1995

Por Sendas, Montes e Vales - 2000

Seia Louca - 2003

Em 2006, lançam o mais recente trabalho.