08 setembro 2006

ADDLAP assina protocolos para financiamento de projectos no concelho de Vouzela

No passado dia 7 de Setembro foram assinados, em Vouzela, cinco protocolos para financiamento de projectos ao abrigo do programa de incentivos Leader + entre a Associação de Desenvolvimento Dão Lafões e Alto Paiva (ADDLAP) e a Câmara Municipal de Vouzela, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vouzela (AHBVV) e a Associação Cultural e Recreativa de Cambra (ACRC). No total, os investimentos para o concelho de Vouzela ultrapassam os 148.000 euros cabendo ao programa Leader + financiar mais de 105.200 euros.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Vouzela, Telmo Antunes, a assinatura destes protocolos significa mais investimento e mais desenvolvimento para o Concelho, mas significa também que os projectos aprovados têm interesse para os concelhos que integram a ADDLAP. Segundo o autarca “durante o actual e o anterior quadro comunitário de apoio, a ADDLAP promoveu e aprovou um conjunto significativo de projectos de grande interesse para o desenvolvimento dos concelhos que integram esta Associação. Projectos em áreas bastante diversificadas e que permitiram a muitas autarquias, associações e particulares executarem actividades e investimentos de relevante interesse regional e local e que, de outra forma, não teriam sido concretizados”, recorda.
Relativamente ao próximo quadro comunitário, o autarca avançou que “a Associação está a já a preparar um Plano de Desenvolvimento Local a fim de ser candidatado ao futuro QREN. Este Plano vai ter uma colaboração activa dos agentes locais que vão participar na definição da estratégia a seguir com vista à maximização dos recursos existentes de forma a potenciar o desenvolvimento dos nossos concelhos”, referiu.
O autarca terminou dizendo que é importante que continue a existir autonomia na decisão por parte da Associação e é imprescindível que as autarquias continuem a ser as grandes molas impulsionadoras deste modelo de gestão dos fundos comunitários.

Sem comentários: