12 setembro 2006

Mangualde não se faz representar na feira de São Mateus em Viseu

Num espaço renovado, milhares de pessoas têm passado pela 614.ª edição da Feira de São Mateus em Viseu, a maior feira franca de Portugal.
A autarquia de Mangualde, ao contrário de algumas congéneres, não se fez representar.

Esta atitude não vai ao encontro dos objectivos perpetrados pela autarquia e principalmente pela Vereadora do Turismo, Sara Vermelho, que em Janeiro deste ano esteve presente na Bolsa de Turismo de Lisboa.
No início do ano, para o pelouro do Turismo da C.M.M., « A vontade de ir mais longe é uma premissa importante deste executivo e, como tal, marcar presença num certame de nível internacional, é um motivo de orgulho e de convicção de que esta participação valerá a pena já a curto prazo.
São cerca de 900 expositores que dão vida à Bolsa, o que exemplifica a dimensão da importância deste projecto. A Câmara de Mangualde orgulha-se de ter estado presente e garante continuar a fazer todos os possíveis por divulgar e expandir o Concelho.» Excerto da noticia do Boletim Municipal.
Muitos dos Mangualdenses que vão passando pelo pavilhão da feira de São Mateus de Viseu, têm demonstrado o seu descontentamento por não verem Mangualde a ser promovido como merecia, apenas e muito escondido, um pavilhão da região de turismo Dão Lafões com pequenos “panfletos” onde se consegue lobrigar o nome de Mangualde.
«Parece que, divulgar Mangualde longe do seu Concelho, ou além fronteiras é o mais importante. » Criticas de um Mangualdense quando entrava ontem no pavilhão e deu conta da ausência do Concelho de Mangualde.

22 comentários:

Anónimo disse...

mas mangualde é outra dimensão... Terreiro. Mangualde divulga-se no estrangeiro.. longe daqui.
essa coisa da feira de s. mateus é para câmaras pindéricas da zona
Mangualde é outra dimensão. Joga noutro campeonato

PPN disse...

Caro Terreiro

De facto também reparei no Sábado, quando fui ver o fantástico concerto dos Mercado Negor, que já tiveram em Mangualde, que mais uma vez o concelho de Mangualde não estava representado, mas estava lá o meu concelho. Apesar do espaço acalhado, mostra um pouco do que existe no concelho, o seu artesanato e tem pessoas para dar informação.
Parece que MAngualde esteve na iniciativa da Associação Comercial do Distrito de Viseu. Finalmente esteve lá. Penalva nisto também se adiantou, este sempre presente deste a 1ª edição.

É o que eu já referi no meu blog (04 de Setembro 2006) anda-se a construir a casa pelo telhado. Anda-se a divulgar lá fora esbanjando dinheiro, quando nem a casa conseguimos arrumar. E o que fica aqui perto não somos capazes de participar para ao menos mostrar o artesanato.
Penalva também não a casa arrumada, e por isso mostra o que tem para mostrar e pouco mais.

Anónimo disse...

Seria grande o impacto económico, Mangualde, estar representado na Feira de S. Mateus?
Comparar a BTL, à Feira de S. Mateus!!!!!!! Por favor...deixem-se disso...Escrevam sem demagogia!!!!

Anónimo disse...

Ana Mendes, seria muito menor, maaas muiiiiito menor.
A Vereadora do turismo empatava menos euros se estivesse presente em Viseu. Mas como ela, desde sempre (mesmo na escola) gostou de se “empenhar” com projectos que lhe dêem algumas viagens de turismo, agora não lhe interessou estar na feira de são Mateus, que somente é visitada por milhares de pessoas vindos de todo o país e estrangeiro. Será que gastou toda a sua verba na BTL e agora não tem mais dinheiro para estar em exposições mesmo as perto de casa. Poupou no almoço dos idosos do concelho para quê? Será uma exposição, breve, no estrangeiro?
Antes de fazerem permitir a escrita é urgente falar e pensar sem demagogia.

Silvia disse...

Car@ anónim@,

Por causa das acusações à pessoa da Vereadora e não unicamente ao seu trabalho...

A Vereadora do Turismo, Sara Vermelho, gosta de viajar com o seu próprio dinheiro e nunca deixou o trabalho para o fazer. Nunca com o orçamento público de uma Câmara ou uma Escola. Para além de que não se deslocou à FITUR, Madrid, a única representação do Município no estrangeiro neste ano de mandato.

E os projectos da escola de que fala, o único que foi premiado com uma viagem ao estrangeiro -Parlamento Europeu a Estrasburgo -, foi referente à 6ª Edição do Jogo da Cidadania - Hemiciclo. Já nas anteriores, e em quantos projectos, sem resultados visíveis e muito menos com prémios de viagens, a Professora Sara Vermelho se envolveu pela promoção do espírito de cidadania, trabalho com os/as jovens estudantes e formação pessoal dos/as mesmos/as. Muito antes de estar na ESFA...

Digamos que o sei de fonte segura...

Silvia Vermelho

Anónimo disse...

Eu sei que queriam estar no lugar da Dr.ª Sara Vermelho para poderem decidir quais as Feiras em que a Autarquia deve participar!
Mas felizmente ela é que tem poderes executivos!
Os Sr.s têm somente o poder de usar as teclas dos computadores para escreverem umas bacoradas! E se eu fosse a Dr.ª Sara Vermelho esse anónimo ia sentar o "cu no Mocho" (salvo seja) em tribunal e responder por aquelas que disse!

Felizmente ela é bem superior a todos vós e está a fazer um trabalho de se lhe tirar o chapéu.
Mas existem alguns mal agradecidos que teimam em dizer mal de tudo e de todos!
Esta palhaçada nos blogs chega a ser ridícula, porque, imagino que se os Sr.s da Câmara chegassem a participar na Feira de São Mateus, lá vinha a comandita dos alinhados falar em dívidas, esbanjar dinheiro e outras histórias que por aqui se escrevem!

Como diz o velho ditado: "Os cães ladram e a caravana passa" e, para azar vosso, durante pelo menos mais 3 anos vão vê-la a passar!

FORÇA AMIGA!

Crónicas de Ariana disse...

Também reparei que Mangualde não estava representado... até a Cidade de Rodrigo está!


BJS :)))

PPN disse...

Caro Anónimo

as acusações que faz à Dr.ª Sara Vermelho, pessoa que mmuito estimo e com quem tive muito prazer em trabalhar, não são verdadeiras. Até porque a inicitiva da BTL e da FITUR não foram dela. Como deve saber a CMM tem técnicos que mal ou bem pensam e fazem propostas aos respectivos vereadores ou ao presidente. E foi o que aconteceu, o Técnico Superior de Turismo da CMM é que fez essa proposta.
O problema do Turismo, como já referi no meu blog, é agir sem planeamento. Como se costuma dizer agir "à toada". Acena-se-lhe com algo e vai logo a correr, sem se pensar num planeamento global.

Silvia disse...

Mais uma vez, lamento cortar pela raíz as especulações "cor-de-rosa" que se vão fazendo acerca da personalidade e métodos de trabalho da Dra. Sara Vermelho.

Independentemente de apreciar ou não o trabalho que a Vereadora tem desenvolvido, devo dizer que a Dra. Sara sabe bem o que se faz nos seus pelouros. E como tal, ppn, retirar-lhe responsabilidade ao que se faz nos pelouros que dinamiza, é certamente um disparate. Faz parte da sua personalidade pensar em conjunto e trabalhar em parceria. Nunca admitiria que se fizesse trabalho em seu nome sem o seu envolvimento tal como nunca faria trabalho individual nos seus pelouros sem contar com os/as seus/suas colaboradores/as.

Se a estima assim tanto é porque a deve conhecer... mas mal!

Silvia Vermelho

PPN disse...

Cara Silvia

Eu não quis tirar responsabilidades à Dr.ª Sara. Até porque sei o quanto ela apoiou o Dr. Rui na participação da CMM na BTL ou FITUR.
O que quiz dizer era que esta participação da CMM não esteve relacionada com qualquer intenção da Dr.ª Sara em aproveitar a situação para viajar ou fazer turismo.

PPN disse...

Cara Silvia

Em aditamento ao que referi no meu último comentário.
As últimas afirmações do comentário que fiz hoje de manhã sobre a forma como o pelouro do Turismo actua, não se referem à Dr.ª Sara, mas sim ao serviço em si!
É próprio de quem é jovem, tem pouca experiência, e vontade de mudar as coisas. Depois das últimas eleições aquele serviço levou com uma lufada de ar fresco, que não foi bem gerida. Eu próprio fuii contagiado por essa lufada de ar fresco enquanto prestei serviço para a CMM. E hoje eu lembrar-me de posições que tomei e opiniões que emite, vejo o quanto podemos ser influenciados pela novidade e fazer coisas à "toada".

Anónimo disse...

é evidente que condeno as acusações que um comentador anónimo fez à vereadora Sara vermelho
Embora concorde que Mangualde devia estar na feira de são mateus isso não se pode nem se deve misturar com qualquer outra situação referente à Drª Sara Vermelho. Sou testemunha aliás do extremo cuidado que ela colocava nessas questões da escola, no sentido de não existirem misturas de qualquer tipo.( inclusivamente recusando compensações a que tinha direito )
Por outro lado saliento que muitas das posições da vereadora têm merecido o apoio expresso e público de vereadores do partido socialista.
E também no meu blogue várias vezes ela foi referenciada de forma positiva pelo trabalho desenvolvido

Silvia disse...

Ppn,

Ainda bem que o esclarece. Disse o que disse porque esta frase "Até porque a inicitiva da BTL e da FITUR não foram dela." é bastante dúbia e dá margem para especulações sobre, como disse, métodos e conduta de trabalho da dita Vereadora.

Silvia Vermelho

sattelite disse...

Realmente não se compreende a ausência da CMM na feira de S. Mateus mas, apesar deste facto tenho de concordar que a ida à BTL é importante para que se possa divulgar mangualde de forma mais abrangente. O que se poderá ter passado é a falta de planeamento deste executivo que fica bem evidente em todas as acções que tenta desenvolver.

PPN disse...

Silvia

Ainda bem que ficou esclarecida. Por vezes é dificil transmitir por palavras aquilo que se vive ou se viveu. Daí os mal entendidos.

Aliás concordo com o que disse antes: "Faz parte da sua personalidade pensar em conjunto e trabalhar em parceria."
Só assim se explica que tenha ido buscar e ouvido um técnico superior que não era directamente do seu pelouro, quando o vereador responsável pelo pelouro da actividade desse técnico superior nunca se dignou a partilhar com ele ideias.

Anónimo disse...

Desafio o "Terreiro" a indicar o IP do anónimo que faz acusações absurdas á Professora Sara!!!
E tu "Anónimo" deixa de ser cobardolas e diz quem és!!!

José Manuel Ferreira
Mangualde

Anónimo disse...

Para o jose Manuel
1-O blogspot puro que eu saiba não permite aceder ao ip do "comentador"
2-existem muitas duvidas sobre a legalidade da divulgação publica de um ip que pode mudar constantemente
3-Ataques desse tipo são vulgares e todos os blogues que falam de politica são vitimas deles. o terreiro por exemplo é sistematicamente atacado dessa forma. E tal como ele os outros blogues.
4-É o preço a pagar por se ser incómodo.E o terreiro estava a ser incómodo. Nada te garante a posição em termos autarquicos de quem escreveu. nem imaginam o que se descobre por vezes sobre quem escreve . Conheço textos a dizer mal e a insinuar coisas sobre o seu lado politico só para lançar a confusão.
5- tudo isso é um processo demorado de educação democrática. Com o tempo as pessoas vão aprendendo.Mas demora.. se demora

Anónimo disse...

Para o jose Manuel
1-O blogspot puro que eu saiba não permite aceder ao ip do "comentador"
2-existem muitas duvidas sobre a legalidade da divulgação publica de um ip que pode mudar constantemente
3-Ataques desse tipo são vulgares e todos os blogues que falam de politica são vitimas deles. o terreiro por exemplo é sistematicamente atacado dessa forma. E tal como ele os outros blogues.
4-É o preço a pagar por se ser incómodo.E o terreiro estava a ser incómodo. Nada te garante a posição em termos autarquicos de quem escreveu. nem imaginam o que se descobre por vezes sobre quem escreve . Conheço textos a dizer mal e a insinuar coisas sobre o seu lado politico só para lançar a confusão.
5- tudo isso é um processo demorado de educação democrática. Com o tempo as pessoas vão aprendendo.Mas demora.. se demora

Agnelo Figueiredo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Agnelo Figueiredo disse...

A Senhora Vereadora não precisa de pedir nada a minguém. Basta-lhe apresentar uma queixa-crime por difamação contra ... o dono do blog.
É como nos jornais. É o director.
Ela, pelo estatuto que tem, nem está sujeita ao pagamento de custas judiciais...

Anónimo disse...

Meus amigos, como alguém disse um dia e muito bem "não havia necessidade".
Estando ligado a Mangualde e ao Turismo em particular é com bastante pena que acompanhei o nascimento e morte(!!!) de vários projectos no ambito do turimo para Mangualde, assisti á grande demonstração de coragem e Vontade da Drª Sara Vermelho em cortar com o passado (em que nada se fez a nivel autarquico para a promoção do nosso Concelho)e colocar Mangualde no mapa como região de potencial turistico(que tem). No entanto devo dize-lo tirando a participação na BTL (aqui devem ser também realçados os contributos de outras entidades) e Fitur todos os outros projectos foram morrendo e a culpa é de quem ....
Pois é do maldito orçamento, porque o Turismo é parente pobre da CMM e temos dinheiro para pagar a uma empresa de promoção de eventos de Mangualde (!!!!) a organização de festas e outros ... mas não temos dinheiro para promover o nosso Concelho.
Para terminar gostaria apenas de deixar uma palavra de incentivo e apoio à Drª Sara Vermelho e lançar um desafio às pessoas e empresas ligadas ao Turismo em Mangualde, deixem-se de tretas, de querer saber quem é o melhor, quem é que leva o maior subsidio e unão-se num factor cumum: LEVAR O NOME DE MANGUALDE A TODO O PAÍS E MUNDO.
Um abraço a todos e desculpem não me identificar mas estou numa posição ingrata....

Como todos devem saber todas as autarquias se regem por projectos e respectivos orçamentos

Anónimo disse...

Mangualde estava representado pela Região de Turismo Dão Lafões e Comissão Vitivinicola Regional do Dão. e estava muito bem !! tens que abrir mais os olhos !