02 outubro 2006

Homenagem ao Pintor José Maria de Almeida

A Câmara Municipal de Mangualde, em parceria com a Casa-Museu (da Comunidade Lusíada) e o Elos Clube de Leiria, vai promover uma Sessão Solene de Homenagem ao pintor José Maria de Almeida, no centenário do seu nascimento.

O evento vai ter lugar no Auditório da Biblioteca Dr. Alexandre Alves no próximo dia 4 de Outubro, pelas 21h00 e conta com o seguinte programa:

• Sessão de Honra pelas 21h00;
• Acto da chama sagrada;
• Videoprojecção do poema “A minha pátria é a língua portuguesa”;
• A pessoa de José Maria de Almeida;
• Momento musical;
• Momento de poesia;
• Momento da palavra;
• Entrega de diplomas e medalhas;
• Terminus da sessão.

Entre os diversos nomes que compõem a Comissão de Honra destacam-se os seguintes:
Presidente da Câmara Municipal de Mangualde. Dr. António Soares Marques; Governador Civil do Distrito de Viseu, Dr. Acácio Santos Pinto; Vice-Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Dr. António Silva; Presidente do Elos Internacional da Comunidade Lusíada, Dr. Juiz Conselheiro Alcindo Costa; Adjunto do Primeiro-Ministro de Portugal, João Pedro do Rego dos Santos Vasconcelos; Presidente do Elos Clube de Leiria e Director da Casa-Museu Maria da Fontinha, Dr. Arménio dos Santos Vasconcelos; Presidente da Associação Cultural, Rec. Social Cunha Alta, Fernando Cabral; Presidente da Associação Cultural Pedras Vivas Cunha Alta, Manuel do Nascimento Costa; Juiz Desembargador, Dr. Manuel Almeida Cabral; Presidente da Academia Brasileira de Belas Artes, Dr.ª Iracy Carise e Presidente da Sociedade Brasileira de Belas Artes, D.ª Therezinha Hillal.

A Câmara Municipal de Mangualde convida, desde já, todos os mangualdenses a participarem nesta iniciativa de grande nível cultural.

11 comentários:

Anónimo disse...

devias ter vergonha ! ! A Câmara NÃO ! ! a ACRS Cunha Alta e Junta de Freguesia da Cunha Alta

Anónimo disse...

Uma no cravo outra na ferradura ! ! é um bom camaleão o senhor!

PPN disse...

mas por que raio estas iniciativas da CMM não são publicitadas no seu site!

Anónimo disse...

Mais um a promover o negócio de um estranho vindo sabe-se lá de onde com um único intuito, ganhar dinheiro a promover as suas obras, e não fazer a exposição com obras do pintor, mas deixa lá não foste o único, existiram mais. A CMM e os seus responsáveis. A ACRS já deve estar habituada a esta discriminação, a trabalhar na homenagem à um ano, pede apoios à camara, nem ve-los... É triste...

Anónimo disse...

Também deves ser um dos colas habituais... Como alguns que se colaram, e lhe deram a papinha toda feita, até agora a única coisa que fizeram foi vender uns livritos dados por alguém sabe-se lá de onde e para quê, mas está tudo bem, são os Srs. Drs., perdoa-se-lhe tudo...
É assim a sociedade portuguesa!!!!

Anónimo disse...

Ó Terreiro, o amigo não descança enquanto não for vereador, agora não conseguimos saber é se quer pelo PS ou pelo PSD! opte amigo!

Anónimo disse...

A maioria dos comentedores não percebe nada disto. Falam simplesmente para lançarem confusões. Deixem-se disso e apareçam que talvez se enriqueçam mais um pouco.

Anónimo disse...

Eu bem digo já foste ao Lg do Aconselhamento Juridico!!!

a d´almeida nunes disse...

Para além desta iniciativa de divulgação e promoção do Pintor, natural de CUNHA ALTA, MANGUALDE, algum dos leitores deste blog me pode informar de outras acerca desta individualidade tão arreigadamente ligada ao concelho de Mangualde?
Falar não basta! É preciso fazer!...
Fez-se ou não uma grande campanha, que vai promover o Pintor e a sua terra? Mangualde só tem a beneficiar com iniciativas deste género!
António

Anónimo disse...

Um encontro de pintores aonde estiveram presentes 21 no passado dia 3 de Setembro, já integrado nas comemorações, uma exposição com 40 obras, um trabalho feito de um ano, e não teria sido feita divulgação? Era estranho, não ASN?
O problema é que as portas foram fechadas pela câmara aos mentores da iniciativa.

a d´almeida nunes disse...

Tenho pena de não ter tomado conhecimento dessas iniciativas. De qualquer modo também não é de espantar muito porque o problema é a falta de divulgação pelas instituições que o deveriam fazer.
Daqui se pode concluir que têm que ser os promotores de eventos, sejam de que natureza forem, a usarem de todos os meios disponíveis e que já não são assim tão poucos como isso. A Net, por exemplo.
Mas concordo com o "anonymous" (é pena não usar um nick mais personalizado...) no que respeita à falta de colaboração das entidades oficiais, quando forem invocadas motivações pessoais ou até de conotação política.
Não sei se é o caso, nem me parece que isso seja muito importante, nestas circunstâncias.
Foi feito trabalho, ainda bem. E válido!
Pelo que pude ver estiveram presentes dois pintores do Concelho, que, com grande mestria, pintaram ao vivo o retrato de José Maria de Almeida.