20 novembro 2006

Circuito Municipal das Escolas de Natação

A Câmara Municipal de Mangualde foi palco da assinatura de um protocolo entre 11 Municípios e 5 Colectividades do Distrito de Viseu. O Circuito Municipal das Escolas de Natação tem vindo a afirmar-se, (no panorama local, regional, nacional), como um modelo de socialização que propícia uma prática desportiva de qualidade. Este projecto materializa-se em actividades de Animação Sócio- Desportiva de âmbito inter-municipal, que envolve a participação de cerca de 400 atletas.

O projecto foi criado no ano de 2004, através de um esforço conjunto encetado pela Câmara Municipal de Mangualde e pelas Câmaras Municipais de Nelas, Oliveira de Frades, Vila Nova de Paiva e Vouzela pari passo com quatro colectividades: a Associação de Educação Física e Desportiva de Tondela, a Associação Recreativa e Cultural de Alvarelhos, o Palácio dos Desportos e o CAF.
Os objectivos subjacentes ao projecto são a formação dos jovens, a ocupação dos seus tempos livres e o desenvolvimento desportivo e social.
No momento actual este projecto envolve onze Municípios e cinco colectividades: as Câmaras Municipais de Mangualde, Aguiar da Beira, Nelas, Vouzela, Vila Nova de Paiva, Castro Daire, Sátão, Penalva do Castelo, Oliveira de Fades, Sernancelhe e Penedono, Associação de Educação Física de Alvarelhos, Footlafões Associação Académica e Visabeira Turismo.
O Circuito Municipal, embora envolva várias disciplinas das actividades aquáticas, tem na natação de Pré-competicão um dos seus principais objectivos, procurando atingir um número cada vez mais elevado de participantes e com nível qualitativo de excelência.
O crescimento significativo do número de atletas e de colectividades participantes levou a comissão organizadora a criar um regulamento específico do Circuito Municipal das escolas de Natação.
A cerimónia serviu também para fazer a entrega de Prémios/Galardões a individualidades e associações que se têm vindo a destacar nesta matéria.
Homenagem ao Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vouzela, Sr. João de Brito Correia Taborda em reconhecimento do seu trabalho á frente do Pelouro do desporto na Câmara Municipal de Vouzela, prémio entregue pelo Vice-Presidente da câmara Municipal de Mangualde Dr. António Pais Silva.
Prémio Desportivo Carlos Ferreira, atribuído ao atleta Ricardo Catarino, da Escola de Natação de Oliveira de Frades este prémio pretende distinguir o esforço e o empenho da pessoa com deficiência física na prática desportiva, prémio entregue pelo campeão para-olímpico Carlos Ferreira, Prémio Carreira atribuído à Associação de Educação Física e Desporto de Tondela pela promoção e divulgação do circuito, bem como o estabelecimento de linhas orientadoras dos escalões de formação até chegar ao escalão de alto rendimento, prémio entregue pelo Técnico superior de Desporto da Câmara de Mangualde Dr. António Monteiro, Prémio Imagem atribuído à Associação de Educação Física e Desporto de S. Pedro do Sul pela produção de um DVD que em muito contribuiu para a divulgação da imagem do Circuito Municipal das Escolas de Natação, prémio entregue pelo Sr. Carlos Ferreira.

Sem comentários: