24 novembro 2006

Em Carta endereçada a Vereadora Sara Vermelho, Peugeot Citroen desmente Soares Marques Presidente da Câmara de Mangualde

Carta enviada em 21 de Novembro de 2006, pela Peugeot Citroen Automóveis Portugal, S.A. à Exma. Senhora Dra. Sara Coelho de Sousa Vermelho, Vereadora da Câmara Municipal de Mangualde.

Assunto: Necessidades de espaço para a evolução das instalações do Grupo PSA. em Mangualde

Exma. Senhora,

Acusamos a recepção da carta de V.Exa., de 14/11/06, cujo conteúdo surpreendeu a Direcção da Peugeot Citroen Automóveis Portugal, SA, pois nela solicitam-nos esclarecimentos sobre as necessidades de terrenos para expansão das nossas instalações, das quais, somente tomaram conhecimento pela comunicação social.

Relembro V. Exa. que, na sequência de vários encontros mantidos com o Sr Presidente da Câmara, este assunto foi referido, nomeadamente:

- Em Abril 2001, numa reunião havida na Câmara, entre a Direcção desta empresa e o Sr. Presidente da Câmara de Mangualde, onde foi informado oficialmente, e posteriormente confirmado através do envio de uma carta, que a previsão das necessidades de espaço para evolução necessária da nossa Fábrica era num total de 80.000 m2, dividido em 20.000 m2 a Poente e 60.000 m2 a Nascente, solicitando uma evolução do PDM que facilitasse a disponibilidade dos terrenos.
Recordamo-vos que o referido documento e planos anexos tem o registo de entrada na Câmara - n005629, de 14 de Maio de2001 . Temos cópia à sua disposição se o vosso original foi extraviado.

- Em 13 de Maio de 2004, durante a visita do Sr. Ministro da Economia à nossa fábrica, na época Sr. Carlos Tavares, foram de novo indicadas como prementes, as necessidades de espaço assim como de água industrial, em presença do Sr. Presidente da Câmara de Mangualde.

A Direcção estranha e lamenta profundamente a atitude do Sr Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, quando faz declarações públicas numa emissora de rádio, afirmando que não tem conhecimento de nenhuma solicitação oficial da parte da Peugeot Citroen.

Voltamos a solicitar que seja revista a situação actual do PDM, com a transformação das zonas circundantes da fábrica de classificação Urbana pa ra Industrial, assim como as medidas de acompanhamento necessárias.

A Direcção da Peugeot Citroen AutomóveIs Portugal S.A, informa que de não poder apresentar à PSA em Paris uma possibilidade, concreta e certa, durante os próximos meses, o Centro de Produção de Mangualde deixará irremediavelmente de ser considerado no Plano de Desenvolvimento Estratégico do Grupo PSA, com todas as consequências negativas resultantes para a evolução económico-social de toda a região.

Com os melhores cumprimentos,

O Secretariado da Direcção

4 comentários:

Anónimo disse...

Por um acaso, hoje encontrei este blog. Gostaria de saber se está ligado a algum órgão de comunicação social local, porque achei interessante focar o dia-a-dia da região.

Anónimo disse...

Já algum tempo que se houve falar desta situação e penso que é algo que a câmara deve rever com todo o cuidado, caso contrário ñ lhes custa nada fechar a fábrica e ir para outro lado. As consequências para o concelho seriam terriveis.

Unknown disse...

Eu não queria estar na pele da CMM...

Um abraço

Rogério Carvalho disse...

Infelizmente este assunto teve de chegar aos blogs, isto pelas atitudes inconpreensíveis do actual executivo camarário, com cabeça de cartaz o Prof. António Soares Marques.

Parece-me que este senhor quer protagonismo. Todos os políticos ficam conhecidos pela realização de uma obra marcante, este senhor parece que não tem nenhuma, mas fica conhecido pelo homem que se acha mais importante que os interesses citadinos e também ao nível distrital, fazendo face ao grupo PSA.

Ao contrário dos actuais políticos (últimos governos), que tudo têm feito para manter industrias, unidades de produção e atrair o investimento, este é dos que pensa que tem a "faca e queijo na mão".

Eu penso que este senhor está arrependido e também penso que já ajuizou as consequências de uma postura e atitude negativa contra o grupo PSA.

A CMM deve andar em bicos de pé