13 novembro 2006

Roubaram mobiliário do século XIX

Peças furtadas de residência em Canas de Senhorim estão avaliadas em 4 mil euros

Peças de mobiliário do século XIX, avaliadas em cerca de 4.000 euros, foram furtadas de uma casa em Canas de Senhorim, no concelho de Nelas, anunciou esta segunda-feira a GNR, escreve a Lusa.
Foram levados alguns móveis do século XIX, entre os quais uma cómoda com espelho e uma mesa.
O comandante do Destacamento de Mangualde da GNR, Filipe Soares, informou que «a queixa foi apresentada no sábado, embora se desconheça o dia em que as peças de mobiliário tenham sido furtadas». «O proprietário é um advogado com várias propriedades e não vinha com frequência à casa de onde levaram os móveis», acrescentou.
Filipe Soares esclareceu ainda que a residência continha várias peças de arte, mas que o seu proprietário «não tinha as portas trancadas».
As peças de mobiliário do século XIX «não estavam cobertas por nenhum seguro». O comandante do Destacamento de Mangualde da GNR contou que «este tipo de furtos não é frequente na região, ao contrário dos furtos de arte sacra». «As peças de mobiliário são difíceis de comercializar, interessando preferencialmente a coleccionadores de arte ou antiquários», sublinhou.
Filipe Soares disse ainda que, «em alguns casos, os móveis são serrados e transportados para fora dos país em cargas diferentes». «Só depois voltam a reunir as peças, para montar o móvel, à semelhança do que acontece com a arte sacra», concluiu.

Diário Digital

Sem comentários: