01 dezembro 2006

Escola Secundária Felismina Alcântara - Mangualde vence XVI Sessão do Parlamento Europeu de Jovens

Com uma moção subordinada ao tema da energia, a Escola Secundária Felismina Alcântara, vence a Sessão de Selecção Nacional do Parlamento Europeu de Jovens e conquista...


o direito de representar Portugal na sessão internacional que irá decorrer em Potsdam na Alemanha, no próximo mês de Março. O PEJ - Parlamento Europeu dos Jovens, tem por objectivo promover a dimensão europeia da educação, através da dinamização de várias iniciativas, entre as quais se contam as sessões nacionais e internacionais nas quais os jovens simulam o trabalho em parlamento, apresentando, discutindo e votando moções sobre temas pertinentes da actualidade. Todos os trabalhos decorrem em francês e inglês.
A equipa constituída pelos alunos, Ana Rita Alves, Beatriz Carvalho, Diogo Figueira, Gonçalo Guerra, Inês Coelho, João Abrantes, Marco Santos e Susete Martins, acompanhados pelas Professoras Teresa Beja e Esmeralda Martins, participou no Funchal entre 15 e 19 de Novembro, na sessão que visava apurar a escola que representará o país na sessão internacional. Estiveram presentes 8 escolas – 6 do continente e 2 da Madeira – e o trabalho desenvolvido implicou grande disponibilidade da equipa, que preparou uma moção sobre o desafio energético, para dar resposta à seguinte questão: “Instabilidade no Médio Oriente, procura crescente da China e políticas russas: como pode a União Europeia conseguir atingir melhor a segurança energética?”.
O tema revelou-se deveras aliciante e após um árduo trabalho de pesquisa de informação, a moção foi construída defendendo 3 ideias fundamentais: a aposta no desenvolvimento das energias renováveis, a eficiência energética (para a qual todos temos obrigação de contribuir) e a cooperação entre os Estados Membros na definição de uma política comum neste sector. Para além deste tema, os alunos tiveram igualmente que se preparar para os temas de todas as outras escolas, que visavam assuntos diversos, tais como, Direitos das Minorias, Globalização, Crescimento Económico vs Desenvolvimento sustentável, Papel da Igreja na Europa de hoje, Desemprego Juvenil, Proteccionismo Cultural e Papel dos Currículos Educativos na sociedade multicultural actual.
Todos os temas foram apresentados, discutidos e votados nas assembleias gerais que decorreram no sábado e no domingo. Para além dos trabalhos em assembleia, as sessões incluem ainda o Euroconcerto, espectáculo onde cada delegação tem de actuar, contribuindo com um momento de música, teatro ou dança e a Aldeia Portuguesa onde são divulgados os aspectos culturais (gastronomia, cantares, artesanato) de cada delegação. A equipa espera agora conseguir reunir o apoio financeiro para poder deslocar-se à Alemanha e participar na sessão internacional.

Noticias de Viseu 30/Nov/2006

8 comentários:

Vanda disse...

olha a minha irmã!!!
Deve ter a quem sair....

Anónimo disse...

O nosso comité quer agradecer-lhe o facto de ter sido o único blogger a publicar uma das maiores vitórias da Escola Secundária Felismina Alcântara e a enaltecer os feitos dos jovens de Mangualde!!!


The Committe on Industry, Research and Energy

Anónimo disse...

Sim, obrigado. Faço minhas as palavras da Inês. Vamos a Alemanha representar Portugal. Irão ter orgulho em nós, não desiludiremos ninguém.


The Committe on Industry, Research and Energy

Rogério Carvalho disse...

Estão todos de Parabéns, é com enorme alegria que recebo uma notícia que vem enaltecer o trabalho de toda uma organização (docentes, discentes e possivelmente outros participantes da comunidade), que levaram o nome de uma escola da região do interior a representar Portugal na comunidade Europeia.

Afinal existe vida no interior. É de salientar também a capacidade desta unidade escolar na projecção de jovens e aproveitamento de oportunidades emergentes.

Quanto às temáticas tratadas e desenvolvidas, são bastante actuais e têm por isso de ser bem cuidadas.

Vou dar apenas uma ideia do quanto actual é importante o aproveitamento de recursos energéticos renováveis e oportunidades de negócio e expansão:

Existem empresas de instalação de equipamento de recolha de energia solar, nomeadamente multinacionais europeias que procuram parcerias em portugal de maneira a desenvolver e expandir o negócio, não me recordo quanto à modalidade, mas penso que talvez seja por franchising...

Só para salientar as oportunidades que esta área oferece aos potenciais empreendedores.

Anónimo disse...

o favor é mutuo...
um publica os outros comentam...

Lúcio Balula Júnior disse...

Os mais sinceros parabéns a todos estes jovens vitoriosos, e prestigiantes do concelho de Mangualde e de toda a região do distrito de Viseu. Considero que o tema das energias é um tema muito em voga, e da maior importância para a sociedade dos dias de hoje e dos dias de amanhã. Espero que esta juventude mangualdense consiga impor no âmbito europeu as suas tão essenciais ideias, designadamente a necessidade de uma menor dependência do velho continente relativamente à sua necessidade energética, que é um pilar fulcral ao desenvolvimento económico e humano.
Os melhores cumprimentos

Unknown disse...

Parabens aos nosso Jovens!

Um abraço

PS - o rapaz furou mesmo a orelha!

Al Cardoso disse...

Desde as "terras de Algodres" os meus parabens para os jovens da "terras de Tavares e Azurara".

Toca a mostrar que os beiroes de Portugal, sao tao bons como os melhores.

Um abraco e boa semana.