30 dezembro 2006

A irresponsabilidade da fonte próxima do processo!

Quase que prometia a mim mesmo, a alguns dias a esta parte, que não iria dar importância aos chorrilhos de incompetência e leviandade de certos políticos.
Mas passados alguns dias e poucas horas, vejo que alguns políticos desta terra ainda não aprenderam com os erros cometidos, elevam-se na ignorância e na possível “cegueira” das gentes que os rodeiam.

O senhor Vereador na Autarquia Mangualdense, Agnelo Figueiredo, ao escrever no seu blog “Pensar Mangualde”, não se dá conta que todo o seu processo de escrita, está disponível vinte e quatro horas por dia a qualquer tipo de pessoas, até mesmo de jornalistas, aqueles que têm as fontes mais próximas.
No que toca ao processo da fábrica Citroen, o Senhor Vereador, tem demonstrado uma grande incúria e falta de “polimento” na maneira de abordar este processo, que é perigosamente delicado.

Então vejamos:

Ainda poucos sabiam que o primeiro-ministro de Portugal vinha a Mangualde, já o senhor Vereador Agnelo Figueiredo, encomendava recados e pedidos.
Em 12 de Outubro de 2006 “Um pedido
“…Senhor Primeiro-ministro, prometa aqui aos mangualdenses que a Citroen nunca sairá de Mangualde. Não estarei lá, mas não faltarão pessoas que lhe poderão endereçar este pedido.”
Em 12 de Outubro, Senhor Vereador, nem sequer a Câmara Municipal de Mangualde, se lembrava do interesse e necessidade da Citroen em alargar a sua fábrica, desconhecia por completo uma carta recebida em 2001.

Em 20 de Outubro de 2006, mais um “pedido”, em 12 de Outubro como ninguém lhe deu ouvidos, volta novamente a carga com um problema que a partir deste momento, despertou consciências.
…Senhor Primeiro-ministro, prometa aqui aos mangualdenses que a Citroen nunca sairá de Mangualde.”
Porque é que o senhor Vereador, repetia insistentemente com este pedido?
Até porque, a citroen é uma empresa em franco progresso, e com grandes créditos dentro do grupo. Porquê esta insistência?

Em 25 de Outubro de 2006, ainda ninguém falava em fechar fábricas e partir para outras paragens, já o Sr. Vereador promovia “Concursos”.
“…O "Pensar Mangualde" está a promover um concurso. O tema é a "captação de indústrias".”
Esta provocação, Senhor Vereador, indiciava que propósitos por parte de Vsa. Exa?

Em 9 de Novembro de 2006 a “Expansão?” como titulo no “Pensar Mangualde” do Senhor Vereador, em cada dia que passava, se “esticava” mais nos seus escritos.
… Óptimo! Terrenos não faltam! …” “ … Será que chegou "lá" o meu pedido?...”
A imagem a ilustrar esse texto, era uma vista aérea do local onde está implantada a fábrica da Citroen e a vermelho demarcava os terrenos para a fábrica se expandir.
Nesta data, ainda nada fazia prever que a Administração da Citroen estava a espera de respostas da Autarquia já desde o ano de 2001. Ninguém sabia das pretensões, nem muito menos se falava do fecho desta unidade fabril.
Mais uma vez o senhor vereador, Agnelo Figueiredo, dizia ao mundo que era necessário estar atento, porque poderia acontecer algo.

Era portanto urgente um “atractor”, como escrevia em 14 de Novembro de 2006, chegando a dar a grande solução do problema, nesta data, ainda ninguém sabia do que se tratava.
“…Aqui está, oxalá o seja, a solução para o nosso problema da atracção de empresas.

Em 23 de Novembro de 2006, a bomba rebenta, a administração da fábrica PSA, ficou farta de esperar e faz um ultimato a Câmara Municipal de Mangualde, dando a conhecer a inércia do executivo, do qual faz parte o Vereador Agnelo Figueiredo, que veio logo a correr dizer:
…Feio! Muito feio!”
“…A administração da PSA tentar fazer o "trespasse" da responsabilidade de uma eventual futura deslocalização. Mais feio ainda: a forma como o fez.”
Senhor Vereador, quem escreveu isto foi o senhor … Nem queria acreditar no que os meus olhos viam.

Em 24 de Novembro de 2006, tenta a “Desmistificação”
“…A PSA quer ampliar as suas instalações em Mangualde.”
Fazendo esta pergunta, mascarada com capote,para sacudir a água que tinha vindo a meter ao longo deste tempo.
… Então, qual é realmente o problema?”

Em 26 de Dezembro de 2006, “La Voz de Galicia”, dizia que um director da PSA se tinha demitido, mais uma vez o comentário no “Pensar Mangualde”
“…É que, se uma parte da produção de Vigo passar para França, Vigo virá buscar produção a Mangualde, com todas as consequências que se percebem.
Aqui Senhor Vereador, alguns percebiam, outros não, mas o senhor sim!
O que será que queria dizer com “…todas as consequências?”

Em 28 de Dezembro de 2006, era para si igual ao litro “ Mais 12, menos 12...”
…Devagar, devagarinho, lá se vai indo ao verdadeiro problema.”
Escrevia no “Pensar Mangualde” a respeito da fábrica Citroen em Mangualde. Denotando cada vez mais que nem pensa em Mangualde nem muito menos nos Mangualdenses.
Neste mesmo dia voltava a carga com mais dois “enrodilhados” escritos

1º - “PSA - Porque fecham as fábricas?”
“…No seio de um grupo, como por exemplo o PSA - Peugeot Citroën, a decisão de manter ou fechar uma das suas empresas não se prende com questões comezinhas.
Por isso a fábrica de Ryton vai encerrar e 2.300 pessoas vão ficar desempregadas
...”
Quer dizer que se 2.300 pessoas não têm importância, 1.400 é insignificante?
Só se for para o Senhor!

2º - “ PSA - Ministro Pinho
“ …Mas... quando foi da Opel da Azambuja... o Ministro Pinho também disse uma coisa assim... e ...
Será que queria dizer o que os jornais e os Jornalistas entenderam Senhor Vereador?
Pois é, este “…e…” é muito comprometedor!

Ainda não entendi, Senhor Vereador Agnelo Figueiredo, porque será que em 29 de Dezembro de 2006 vem com estas "palavrinhas apaziguadoras" sobre a “PSA – Desmentido
Quando o senhor não poupou nem muito menos salvaguardou Mangualde, os Mangualdenses e sobretudo os trabalhadores da Fábrica Citroen nesta "novela"!
Senhor Vereador, ainda tem coragem de perguntar?
… Mas então… quem terá lançado este boato irresponsável?
Não estou a ver mais ninguém que pudesse ter sido a tal fonte próxima do processo.
Teria de ser alguém a quem o fecho da Citroën – e a desgraça de muitos milhares – pudesse trazer alguma vantagem.
Não!
Não estou mesmo a ver quem pudesse ser capaz de semelhante malvadez!”


Pois é … é mesmo, muita imprudência da sua parte.
Escreve o que escreve! Diz o que diz!
E ainda pergunta … quem é a fonte mais próxima do processo?

De uma coisa pode ter a certeza, e esta é uma fonte muito próxima do processo que lhe diz!
Quanto ao pedido que o senhor fez para transmitirem ao senhor Primeiro-ministro?
Lembra-se? … Foi atendido!

O PS Mangualde, pela pessoa do seu presidente João Azevedo, levou o recado às mais altas instâncias e estão a tratar do problema que o senhor e o executivo de que faz parte, deveria ter resolvido faz muito tempo.

4 comentários:

Anónimo disse...

Você não é asqueroso,
é degradante. Tenho pena de si.
Trate-se. Vá ao psiquiatra.

Anónimo disse...

houve por aí alguém a tratar o senhor Ferreira de asqueroso, talvez o seja para quem não gosta de ouvir (ou ler)as verdades mas isso não vem ao caso. o que vem ao caso aqui é a PSA de Mangualde e eu pergunto como sérá a camara de Mangualde capaz de resolver os problemas da fábrica da PSA de Mangualde se nem sequer tem capacidade para fazer cobrar a água da aldeia de Torre de Tavares? ou melhor uns pagam outros nem contador têm porque o senhor presidente deve ter o rabinho de tal modo entalado que não tem coragem de mandar instalar os contadores de água aos senhores fulanos tal...e aponto nomes EX.SR.NÃO SEI QUE MAIS josé abreu Guedes...a coisa mais simples instalar um contador de água e ao fim do mês cobrar a mesma...senhores presidentes da camara de Mangualde tenham vergonha e admitam que são imcompetentes...e lembem.se anda por aí uma Geração Rebelde...os meus parabéns a toda a oposição...

sattelite disse...

Finalmente foi hoje anunciada a continuação da PSA em Mangualde, o "pedido" do engº Agnelo foi ouvido com a determinante intervenção de João Azevedo. Mais uma vez a CMM ficou fora do "retrato".
Deixo aqui o meu pedido: DEMITA-SE SOARES MARQUES!!!

Anónimo disse...

Em Mangualde como infelizmente por quase todo o País prolifera a mentalidade de que mais vale ser manhoso, chico esperto, não olhar a meios para atingir os seus e únicos interesses, do que ser trabalhador, coerente, construtivo e acima de tudo defensor de uma orgânica onde todos possam contribuir para um bem comum. Não é por acaso que Portugal está num beco sem saída e que o actual Governo se vê obrigado a tomar medidas de total antipatia perante tantas facilidades no compadrio que até agora existiu neste País. Como é do conhecimento de todos nós, as Autarquias Portuguesas de um modo geral têm tido a facilidade de gastar a bel prazer, porque quando o dinheiro não chega, vai mais uma aprovação levada à Assembleia Municipal para aprovação de mais um endividamento. Aqui que pode fazer o Partido da Oposição? Votar contra? O Povo inconsciente e amante de não cumprir e do compadrio, critica os malvados da Oposição por não votarem a favor. Feliz neste caso do Presidente que esfrega as mãos de contente, porque quem vier que pague, mas entretanto o importante é passar dois ou três mandatos pelo menos para a reforma chegar. É aquí meus amigos que na realidade está todo o problema. Reparem quanto custa uma obra mandada esecutar por uma autarquia? Muito mesmo. Quantos ajustes a mesma sofre no seu orçamento? Quando se fazem as medições das mesmas e por quem? Quem açume as responsabilidades das mesmas? Como é possível existirem sistemáticamente aumentos nos custos de todas elas? vejam como empreiteiros muitos sem quase formação alguma se veem enriquecer. Há muitos anos que visito Mangualde e na verdade é uma terra envelhecida e sem horizonte para ninguém. São precisos anos e anos para certos arruamentos bem no centro de Mangualde terem um piso decente. Não se vê um PDM feito com ambição e a pensar no futuro. É imprescindível ter a coragem de saber dialogar, saber ouvir todos aqueles que querem ajudar a construir um Mangualde melhor, com futuro e não continuar a mendigar a mediocridade. Esta infelizmente está há muito instalada num País que ainda não se convenceu de que o tempo de roubarmos os Pretos nas ex Colónias já lá vai. Salazar não fez como o também Ditador Franco. Enquanto Salazar aferrolhou ouro,que de nada serviu, Franco gastou o mesmo construindo, estradas, hospitais, escolas profissionais, universidades, obrigou o País a desenvolver indústria, construir todos os equipamentos necessários, não permitindo praticamente a importação fosse do que fosse. Desta forma criou mentalidades produtivas, sérias, conscientes de um futuro competitivo, quase adivinhando este mundo de globalização, que não perdoa a mentalidades como as do actual Presidente de Câmara de Mangualde e seus seguidores. Deixem e ajudem que gente nova pretenda mudar o rumo deste Concelho que tão velho e sem futuro se encontra neste momento. A mediocridade apenas vive o tempo que demora a beber um copo na taberna. Depois nada fica tudo se esvazia, deixando o rasto do atraso e das promeças eternas. Quem for consciente pode ver neste texto a verdade em que se encontra este Concelho, em que somando este a muitos outros, foi possível levar o País ao estado em que se encontra; A Cauda da Europa, até Países de Leste que se diziam tão atrasados, conseguem estar bem melhor do que nós. Finalizo alertando que nenhum Governante tem prazer em dizer não, só o fazem os sérios, aqueles que até sabem, que podem perder o mandato, mas mais do que o seu umbigo, é importante ter o sentido da responsabilidade de Governar bem POrtugal. Precisamos de tentar sobreviver num mundo tâo difícil em que vivemos.

Meus amigos eu também já sofri e sofro por ser sério. Mas prefiro viver e dormir com dignidade. Talvez alguns me chamem estúpido, só que eu tenho o prazer em andar sempre de cara erguida na rua, conseguindo viver bem melhor.

Aldo Serra.