30 dezembro 2006

Câmara Municipal de Mangualde de costas voltadas

Já faz muito tempo que se ouvia de “ boca calada”, que o executivo na câmara Municipal de Mangualde, andava de costas voltadas.
Segundo fontes próximas do Terreiro, as constantes falsas declarações, erros programáticos e declarações contraditórias à imprensa por parte de alguns elementos da equipa que lidera a autarquia, teria sido a gota de água que fez transbordar o copo.
O Vice-Presidente, António Silva, terá mesmo dado um murro na mesa e disse "basta!".
Para breve, estará uma remodelação estratégica neste executivo, inclusive algumas pastas na Vereação Social-democrata vão mudar de mãos. Aguarda-se portanto Ano Novo, remodelações novas, no executivo que gere os destinos de Mangualde, na Câmara Municipal.

4 comentários:

Juventude Socialista de Mangualde disse...

Agradecia que publicasse isto no seu blog - JS Mangualde
Polémicas em volta da PSA
No âmbito de algumas acusações que têm sido feitas ao PS, que falam de aproveitamento político em relação à situação que se gerou à volta da PSA, é essencial que se esclareçam várias situações:

1- O PS Mangualde, apenas manifestou o seu desagrado para com o executivo camarário depois de ser conhecida a carta aberta da PSA, onde o seu Director, relembra a Câmara Municipal de Mangualde não deu resposta aos vários pedidos feitos, no sentido de ser alterado o PDM para uma possível expansão da empresa.
2- O Partido Socialista tem o dever como oposição de fiscalizar e denunciar todas as políticas que lesem o interesse dos cidadãos mangualdenses. Apenas isso é ser oposição, se assim não fosse o poder político seria uma balbúrdia.
3- As críticas feitas pelo PS Mangualde, são baseadas em documentação dotada de veracidade, sendo nesta caso específico a carta aberta da PSA e as Actas de Câmara.
4- O Partido Socialista sempre colaborou, e colaborará com todos os meios ao seu alcance na resolução do problema da PSA, e outros problemas do interesse de Mangualde, e nessa medida os deputados do PS eleitos pelo Distrito de Viseu fizeram chegar ao Governo através do PS Mangualde, documentação para que este estivesse sensibilizado para este grave problema da PSA e consequentemente de Mangualde. Nesse âmbito o Governo, designadamente o Sr. Secretário de Estado da Indústria e Energia, promoveu uma reunião em Lisboa, com a Associação Portuguesa para o Investimento, a PSA, a Câmara Municipal de Mangualde e o Governo Civil.
5- O partido Socialista nunca afirmou que a PSA se ia deslocalizar ou fechar, pois esse comentário apenas pode ser emitido pela direcção da PSA. O PS limitou-se a penas a considerar cenários hipotéticos, na intenção de serem encontradas respostas para todos os problemas que pudessem surgir na mais importante empregadora do concelho de Mangualde.
6- O PSD Mangualde afirmou, e continua a afirmar que o PDM não é uma entrave à expansão da PSA, quando o porta-voz da PSA Mangualde afirmou ontem publicamente, que a PSA ainda não adquiriu os terrenos pretendidos por estes ainda serem considerados pelo PDM como área urbana e não industrial. A posição da PSA é compreensível, não importa adquirir um terreno podendo este nunca vir a utilizado por inviabilidade legal. Seria um desperdício de dinheiro. Soares Marques em reunião de Câmara disse que apenas faria uma alteração do PDM se a PSA adquirisse todos os terrenos envolventes (acta de reunião de Câmara de 15 de Novembro).
7- O responsável pela situação acima referida é o executivo PSD da Câmara Municipal de Mangualde, pois este desconhecia os pedidos da PSA, quando eles existiam e datavam de 2001. A Câmara chegou mesmo a afirmar que não existiam quaisquer pedidos, o que colocou a PSA sob suspeita de mentira. Esta situação revela desleixo e desprezo pelos interesses dos cidadãos mangualdenses e falta de respeita pela maior empresa da zona.
8- Soares Marques, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, mentiu a todos os cidadãos quando afirmou que os pedidos de alteração do PDM por parte da PSA não existiam.
9- O PSD Mangualde, tem prometida uma revisão do PDM desde que entrou pela primeira vez para a Câmara, ou seja no de 1997, 9 anos passados e nada foi alterado em matéria de ordenamento do território (PDM).
10- A primeira pessoa a falar em deslocalização foi o Sr. Vereador Eng. Agnelo, que depois da carta aberta da PSA, acusou no seu blog pensarmangualde em 23 de Novembro como confirma o arquivo do próprio blog, a empresa de estar a atirar para cima da autarquia um eventual deslocalização, nessa medida o boato começa no PSD e não no PS.
11- O mesmo Vereador, e acta de reunião de Câmara de 29 de Novembro (está consta no site oficial da Câmara), afirmou que a carta aberta onde a PSA manifesta o seu descontentamento relativamente à falta de respostas ao seu pedido de revisão do Plano Director Municipal (PDM), “…é prepotente, arrogante e desrespeitadora da legitimidade democrática de que estão investidos estes órgãos democráticos do país...”. Deverá um Vereador reagir assim perante a maior empregadora do seu concelho?
12- Na mesma acta, o mesmo Vereador afirma: “ temo, todavia, que este incidente tenha sido criado com a finalidade de arranjar um “bode expiatório” para uma eventual deslocalização da Citroën, que venha a ser decidida pela direcção do grupo PSA.”
13- A maior vergonha de toda esta história é não terem sido considerados por parte da Câmara, todos os contactos que esta teve com a Direcção da PSA, pois isso revela negligência para com todos os trabalhadores que dependem da PSA e para com todos os mangualdenses.
Ass: Juventude Socialista de Mangualde
Os Mais Sinceros Cumprimentos

Anónimo disse...

Podem levar o recado ao Senhor Vice, ele que nem sonhe que algum dia ganha eleições em Mangualde, que tenha vergonha e que nao cuspa na pia onde comeu e (come).

Anónimo disse...

e eu que nem gosto do tipo a ter de reconehcer que neste mandato ao menos ao senhor António Silva tem tido alguma dignidade. enfim... é porque os outros nomeadamente o senhor presidente têm sido....desesperadamenet inúteis

Anónimo disse...

Sr mocho pelo andamento do compasso ainda vai ter que levar com o vice nas proximas eleições, do mesmo lado.....uma lista familiar....mas q bem.....