23 dezembro 2006

Isabel Silvestre apresenta hoje em São Pedro do Sul “Cantar Além”





Este projecto tem a sua primeira apresentação hoje, Sábado, dia 23 de Dezembro de 2006,em São Pedro do Sul, na Igreja de São Francisco (Anexa aos Paços do Concelho), pelas 21:30 horas.

Mais um novo projecto discográfico, encimado por ISABEL SILVESTRE, uma das mais representativas intérpretes de suprema qualidade, associadas à música tradicional portuguesa.
Trata-se de um registo fonográfico que nos transporta para as vivências musicais do povo português, relacionadas com o canto religioso. Embora alguns dos cânticos fossem, normalmente, interpretados fora dos locais de culto, podemos integrá-los neste trabalho, porque a verdadeira religiosidade não se limita aos espaços instituídos: "Quando o povo canta, ora duas vezes".

ISABEL SILVESTRE

É natural de Manhouce, concelho de S. Pedro do Sul, distrito de Viseu. Professora. Foi solista do Grupo de Cantares e Trajes de Manhouce. Exerceu o cargo de Presidente da Junta de Freguesia de Manhouce e continua a interessar-se pelas coisas da sua terra.
É autora de dois livros (ambos esgotados) – "Memórias de um Povo" e "Cancioneiro Popular de Manhouce". Recentemente, lançou "Doçuras", um livro de culinária, de que também é autora.
Sendo a voz uma dádiva dos deuses, o seu canto brota das profundezas e sobe até aos céus ("Muito lindo é o Céu…"). Sobre ela se escreveu: "Da magia do coral se eleva, como uma branca auréola musical, a voz puríssima de Isabel Silvestre em que se ouve o mergulhar das águas maternas da origem"(Natália Correia, 1990, capa do 4º LP do Grupo de Cantares e Trajes de Manhouce); "Estranha e poderosa... voz com a grandeza das catedrais (in "Comércio do Porto", 1990, a quando da sua participação em espectáculo, no Coliseu do Porto, com Rão Kyao).
Conta múltiplas actuações, não só no país, mas em vários continentes. Vem participando em diversas gravações, a solo ou em grupo. Rui Reininho, António Chainho, Pedro Caldeira Cabral, Rão Kyao, Vitorino, João Gil e outros, têm-na convidado para gravações ou espectáculos nos mais prestigiados espaços culturais do Continente e Ilhas, tendo-se o seu nome tornado mediático. No primeiro CD a solo, A Portuguesa, dá voz a originais de José Afonso, José Mário Branco, António Variações e Rui Veloso. Todavia, no CD Eu, interpreta apenas música popular portuguesa, afastando-se das suas interpretações tradicionais. Participou no CD Bom Jesus - Alegria dos Homens, produzido a partir da Madeira, com músicos de elevado gabarito, no âmbito da música popular religiosa.
Esteve em Timor, onde, a convite das Autoridades Militares Portuguesas, e acompanhada dos seus músicos habituais, obteve êxitos emocionantes. Participou na gravação do CD Uma Escola para Timor Loro Sae, juntamente com Vitorino, Manuel Freire, Pedro Barroso e Rui Moura. Actuou em Macau (por iniciativa da "Escola Portuguesa de Macau") e nas Filipinas (a convite da Embaixada Portuguesa).

Tem vindo a desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento de um projecto assente na música popular religiosa, com actuações diversas em vários pontos do país, bem como na pesquisa deste importante património cultural.
É presença frequente e marcante, em programas de diferentes canais televisivos. Foi agraciada pelo Ex.mo Senhor Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, com a "Ordem do Infante - Comenda", em 10 de Junho de 2005. Foi a mandatária distrital, em Viseu, da candidatura do Senhor Professor Cavaco Silva à Presidência da República, entretanto eleito.

Este projecto tem a sua primeira apresentação hoje, Sábado, dia 23 de Dezembro de 2006,em São Pedro do Sul, na Igreja de São Francisco (Anexa aos Paços do Concelho), pelas 21:30 horas.

6 comentários:

JL disse...

Venho deixar o desejo que o Natal deste ano seja, o mais possível, o reflexo dos valores do Presépio de há dois mil anos. João Lopes

CMatos disse...

Um Santo e Feliz Natal
CMatos

Miguel disse...

............♥
...........***
..........*****
.........*Feliz*
........*********
......************
.....******Natal****
....****************
...******************
..********************
..........****
..........****
..........****

È Natal ...

Um Tempo de paz, de juntar os que mais amamos em nossa volta, deliciar-nos de uma mesa farta, de dar e receber carinho em forma de presentes embrulhados em papel de sonho, ou apenas em abraços feitos da alegria do reencontro ...!

Um Feliz e Santo Natal são ...
Os votos da Matilde e Cª!

PPN disse...

votos de um santo natal e feliz 2007

um abraço
pedro pina

Unknown disse...

Feliz Natal e um ano novo repleto de saúde!

Al Cardoso disse...

E sem duvida nenhuma uma "Senhora" que a nos beiraos nos representa com muita qualidade!

Bem haja por divulga-la, e um grande abraco para si e outro para ela.