19 janeiro 2007

Câmara de Vouzela vai plantar 12 mil árvores no Monte da Sra. do Castelo

A Câmara Municipal de Vouzela está a proceder ao corte de árvores e limpeza de mato existente, numa área com cerca de 10 hectares, no Monte da Srª do Castelo com o objectivo de criar uma floresta modelo, na qual prevaleçam espécies autóctones, tais como carvalhos, castanheiros e sobreiros, permitindo consequentemente a diminuição futura de risco de propagação de incêndios naquela zona.
Para isso, vão ser plantadas cerca de 12 mil árvores cedidas gratuitamente no âmbito do projecto ProNatura e mediante um protocolo assinado entre o Município de Vouzela, a Salvador Caetano, SA e a ANEFA – Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente. A arborização consistirá na plantação de 5500 carvalhos, 1300 castanheiros, 4000 ciprestes, 1000 sobreiros e 200 bétulas.
Numa primeira fase foram já cortadas árvores de pequeno porte, nomeadamente mimosas e austrálias, sendo que numa fase posterior vai proceder-se ao corte de árvores de maior porte.
Para Telmo Antunes, Presidente da Câmara de Vouzela, “a floresta é uma riqueza estratégica do Concelho e esta é uma medida que vai de enconto às políticas que foram definidas no Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios que tem como principal objectivo a prevenção do risco de incêndios”.
Telmo Antunes adianta ainda que o projecto se enquadra nas intervenções de silvicultura preventiva com a plantação de espécies mais resistentes aos incêndios, que segundo o autarca “ são condição indispensável para uma floresta sustentável a longo prazo”.

10 comentários:

Anónimo disse...

Espero que floresçam ao contrário do nosso monte da senhora.

Anónimo disse...

Como o Mundo se encontra hoje em dia, este tipo de iniciativas pecam pela escassez, portanto só há a manifestar para a autarquia um enorme agradecimento, pois é para o bem de todos nós.
Pena o monte até com o mesmo nome aqui em Mangualde estar a desertificar, cada vez existem menos árvores e está tudo sujo, penso que as pessoas da limpeza da câmara só devem passar uma vez por mês pelo monte, pois é tremenda a sujeira que por lá se encontra.
Será que, até neste aspecto ambiental, o nosso presidente da câmara não têm capacidade de gerir?

Zé Bonito disse...

É sempre bom vermos serem tomadas medidas destas. Mas outros "montes" há, a necessitarem de intervenção urgente. Que o entusiasmo não se esgote...

Anónimo disse...

Conheço o referido o monte e sempre que por la passei senti-me envergonhado pela falta de estratégia e pela inoperância existente, por parte de quem tem responsabilidades no nosso monte.
Semelhanças entre um e outro apenas e só no nome.
Que mentes falhas de ideias e vazias por aí andam!

Anónimo disse...

VOCES SABEM QUE NO CONCELHO DE MANGUALDE EXISTE UMA EMPRESA DE TRANSPORTES INTERNACIONAIS QUE PROMETE ( E CUMPRE ) PLANTAR UMA ARVORE POR CADA TRANSPORTE EFECTUADO?

Anónimo disse...

VOCES SABEM QUE NO CONCELHO DE MANGUALDE EXISTE UMA EMPRESA DE TRANSPORTES INTERNACIONAIS QUE PROMETE ( E CUMPRE ) PLANTAR UMA ARVORE POR CADA TRANSPORTE EFECTUADO?

Anónimo disse...

CHAMA-SE TRANSPORTES LEMOS, LDA.

Anónimo disse...

Conheço o monte em Vouzela, è muito bonito e bem tratado.

Al Cardoso disse...

Nao deveria ser unicamente o concelho de Vouzela, porque montes baldios municipais ha-os em todos os municipios, so espero que os nossos (municipios) lhe sigam o exemplo.

Que pena eu nao estar por ai, senao ainda nos juntava-mos na feira do "Queijo".

Um abraco.

Lúcio Balula Júnior disse...

Isto é obra!