01 março 2007

Dia Internacional da Protecção Civil

O Dia Mundial da Protecção Civil, celebra-se no dia 1 de Março, em cada ano, instituído por decisão da Assembleia Geral da OIPC - Organização Internacional da Protecção Civil, de 1990, com dois objectivos: sensibilizar a opinião pública quanto à importância vital da protecção civil e prestar tributo aos esforços, sacrifícios e realizações de todos os serviços nacionais responsáveis pelo combate às catástrofes.
Neste sentido, a OIPC determinou que em 2007, o Dia Internacional versasse sobre o tema “ PROTECÇÂO CIVIL E SEGURANÇA NO LOCAL DE TRABALHO “, iniciativa a que Portugal se vincula através do SNBPC/Autoridade Nacional de Protecção Civil.
A Autoridade , dinamizando a sua estrutura e outros agentes da protecção Civil nacionais irá promover um conjunto de iniciativas que divulguem a sua acção nesta temática.
Em cada dia, milhões de pessoas deslocam-se para os seus locais de trabalho, realizando actividades que comportam alguns riscos, tanto para elas próprias, como para os seus bens e para o ambiente em seu redor.
A segurança no local de trabalho tornou-se pois, um elemento indispensável de todas as políticas que pretendem um desenvolvimento económico sustentável, pois é fácil de ver que a sua falta representa inclusivamente uma ameaça para a produtividade.
Tem sido feitas pelos Governos e pelas Organizações Internacionais, particularmente pela Organização Internacional do Trabalho, numerosas campanhas promocionais sobre a Saúde e segurança no local de trabalho. Para tanto a aposta fundamental deve ser na prevenção e na implementação de planos de evacuação que se têm revelado fundamentais na redução do número de vítimas.
Assim, todos, desde o empregador aos funcionários, precisam de desenvolver uma cultura de prevenção e preparação face aos riscos resultantes dos exercícios das suas actividades profissionais.
A protecção Civil surge pois como um elo natural para estabelecer uma estratégia de prevenção de riscos, tanto no domínio da formação ou informação, já que as suas estruturas nacionais e internacionais têm a experiência e o conhecimento necessários para desenvolver planos de acção para a segurança no local de trabalho.
O Governo Civil do Distrito de Viseu considera que todas estas acções a desenvolver através do SNBPC / Autoridade Nacional de Protecção Civil, autarquias locais, bombeiros e todos os agentes de protecção civil, ao longo deste ano e sobre esta temática, contribuem para uma cultura de prevenção e segurança, através de um maior conhecimento dos riscos e vulnerabilidades e da melhor divulgação informativa sobre as medidas de prevenção e auto-protecção.

Governo Civil do Distrito de Viseu

Sem comentários: