23 março 2007

Passeio de Bicicleta por Mangualde

A história pode ser contada através de várias formas. Uma delas pode ser realizada pelo estudo do seu património cultural, exemplificado através dos monumentos, ícones, equipamentos rurais e urbanos, assim como da sua apropriação do património natural, identificados através dos rios, quedas d'água, montanhas, bosques, florestas e fauna.

O ensino, a defesa, bem como a sensibilização para a importância da valorização do património Cultural e sua difusão, constituiu um dos objectivos do Passeio de Bicicleta, inserido no Projecto " Mangualde em Movimento", levado a cabo no Domingo passado (dia 11 de Março) pelo Sector de Desporto da Câmara Municipal de Mangualde, em colaboração com a Junta de Freguesia da Cunha Baixa, GNR e Bombeiros Voluntários de Mangualde, Dr. António Tavares e Sr. Carlos Ferreira. O interesse cultural relevante, designadamente histórico, paleontológico, arqueológico e social, dos monumentos visitados na freguesia da Cunha Baixa (Capela Sr. do Calvário, sepultura escavada na rocha, Capela de S. Cipriano, moinhos de água e Dólmen da Cunha Baixa), integram o património cultural, reflectindo valores de memória, antiguidade, autenticidade, originalidade, raridade, singularidade ou exemplaridade.
Durante o percurso, de grau de dificuldade fácil/médio, com uma extensão de 23,5 quilómetros, a maior dificuldade sentida no trajecto surgiu com a subida algo íngreme, embora pouco extensa, a partir da recém construída via de Póvoa de Espinho até S. Cosmado.
Com o lema "Encontro de Gerações" (um dos objectivos era propiciar a participação de toda a família, caso este que se verificou) proporcionou-se aos participantes um convívio salutar, que tiveram a oportunidade de apreciar e conhecer lugares sobre uma perspectiva diferente da habitualmente atingida pelos meios de transporte motorizados.
No final do Passeio, vários foram os "aventureiros" que expressaram o seu apreço pela actividade e o desejo de continuidade do mesmo.

Sem comentários: