12 novembro 2007

Municípios endividados interporão providência cautelar

Os quatro municípios do distrito de Viseu que ultrapassaram os limites de endividamento em 2006 vão interpor uma providência cautelar nos próximos dez dias, avançou hoje à Lusa o presidente da Câmara Municipal de Mangualde.

O autarca de Mangualde, Soares Marques, revelou que, para já, solicitou «um parecer a um gabinete de advogados», mas nos próximos dez dias, «juntamente com as outras autarquias endividadas do distrito», vão «interpor uma providência cautelar» para evitar serem «penalizados».
O município de Mangualde (PSD) continua a constar da lista dos municípios que ultrapassaram os limites de endividamento líquido em 2006, apesar de os valores do excesso de endividamento terem sido revistos. Em situação idêntica está o Município de Santa Comba Dão.
Na lista permaneceram dois outros concelhos do distrito, mantendo os mesmos valores de endividamento: Vouzela (PSD) e São Pedro do Sul (PSD).
Contactado pela Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Mangualde salientou que das justificações apresentadas em sede de contraditório «apenas relevaram 170 mil euros».
«Dá a impressão que andamos a regatear o preço das castanhas», ironizou.
Soares Marque lembrou que a câmara tem mais 10 dias para apresentar «novas justificações», adiantando que vai incluir uma dívida de três milhões de euros entre a autarquia e a Caixa Geral de Depósitos, de que não se lembrou de «invocar da última vez».
«Esta dívida é relativa a um empréstimo para habitação social que remonta a 1978», contou.
O autarca garantiu ainda que «o Governo tem dívidas para com a autarquia de Mangualde que não pagou e que viriam abater em muito esta dívida».

Diário Digital / Lusa

Sem comentários: