12 outubro 2009

Viseu- "Mancha laranja" diminui no distrito, PS "rouba" cinco câmaras

A "mancha laranja" que caracterizava o distrito de Viseu diminuiu domingo, com o PS a juntar cinco câmaras às quatro que já governava.
Em 2005 o PS tinha perdido quatro câmaras, tendo mantido apenas as de Cinfães, Mortágua, Resende e Tarouca, num total de 24 concelhos.
Domingo, recuperou a de Vila Nova de Paiva e conseguiu conquistar mais quatro, nomeadamente Mangualde, Castro Daire, Tabuaço e Moimenta da Beira.
As primeiras foram "roubadas" ao PSD, que naqueles concelhos tinha apostado em recandidaturas. Em Moimenta da Beira, o PS ganhou à coligação PSD/CDS-PP, que tinha como cabeça-de-lista o vice-presidente do executivo.
O presidente da distrital de Viseu do PS
, José Junqueiro, disse à Agência Lusa que estes são "resultados históricos, que demonstram que o PS soube interpretar bem as propostas de mudança que as pessoas esperavam".
Frisou que Tabuaço, Moimenta da Beira e Castro Daire foram concelhos onde o PS ganhou pela primeira vez, acrescentando que "por pouco" não ganhava também a Câmara de Carregal do Sal ao PSD. "
O PS ganhou um grande espaço político no distrito
. A ideia de que Viseu era o 'cavaquistão' já não existe", considerou José Junqueiro, aludindo às votações maciças no PSD durante os governos de Cavaco Silva.
A Lusa tentou, sem êxito, falar com o líder da distrital "laranja", José Cesário.
Além da capital de distrito, onde Fernando Ruas aumentou a votação, o PSD vai governar sozinho em Armamar, Carregal do Sal, Santa Comba Dão, Oliveira de Frades, Penedono, São João da Pesqueira, São Pedro do Sul, Sátão, Sernancelhe, Tondela e Vouzela.
Em coligação com o CDS/PP, vai liderar as autarquias de Lamego, Nelas e Penalva do Castelo.

2 comentários:

Anónimo disse...

EM LAMEGO A COLIGAÇAO MOSTROU O VERDADEIRO VALOR DA DIREITA POIS CONSEGUIM 6 MANDATOS CONTRA APENAS 1 DO PS E CONTRA 0 DOS INDEPENDENTES E CDU...DEPOIS VANHAM FALAR QUE O PS FOI O GRANDE VENCEDOR ESTE ANO ENFIM....FORÇA LAMEGO FORÇA FRANCISCO LOPES FORÇA PSD....

Anónimo disse...

o PSD só ganha com coligações... cambada de incompetentes...

VENHAM À LUA SOZINHOS.