01 novembro 2010

Podia assinar em Lisboa? Podia! Mas não era a mesma coisa!

Ficção: Foto Novela

1 comentário:

Lúcio Balula Júnior disse...

Caro Ferreira

Como sabes, integrei o projecto Mangualde com futuro de corpo e alma, e quando tomei essa decisão, um único pensamento me ocorria, era o de fazer Mangualde um espaço melhor para os cidadãos deste pequeno e insignificante burgo em termos nacionais. Quanto a mim, um Mangualde mais digno simboliza, mais emprego, melhor saúde, melhor educação e até mais cultura, embora reconheça que este é um contexto difícil não só por razões económicas, mas também por razões culturais intrínsecas.
Ora, no emprego é reconhecido o esforço da autarquia em requalificar a zonas industriais, e diria até mais, este é um esforço financeiro muito sofrido, já que conheces bem a situação financeira em que se encontrava esta autarquia.
No contexto da saúde o esforço financeiro é menor, mas ainda assim considerável, pois a USF é uma prioridade para o concelho já que o envelhecimento da população é conhecido por todos, e por isso todos sabem ao que isso obriga.
Na nevrálgica área da educação, conhecendo eu a tua formação de base, penso que não será necessário dizer muito, mas garanto-te que do ponto de vista das infra-estruturas, as crianças, futuros cidadãos de Mangualde, terão condições como em poucos sítios do Mundo. Portugal segue na actualidade grande parte do modelo da Finlândia, que como muitos sabem é considerado um dos melhores, se não o melhor a nível universal. E o restante?! O restante caberá aos docentes, nos quais eu acredito.
Quanto à cultura, denoto uma actividade contínua apesar das restrições financeiras, coisa rara nos últimos 12 anos. Estou convicto que a longo prazo os frutos irão aparecer, pois é necessária uma acomodação aos hábitos culturais, e nada disso se constrói da noite para o dia.
Amigo Ferreira, quando apoiei este projecto sabia que erros iriam acontecer, é normal neste e em todos os executivos do país, mais ainda assim o que importa é o balanço, mas não na medida onde os pratos se regem pela mesma medida, pois entendo que os benefícios devem ser claramente superiores às perdas. Mas uma coisa te garanto, o peso dos benefícios será claramente superior, e prolongar-se-á por décadas, já que as áreas centrais do desenvolvimento não ficaram esquecidas e é disso que os nossos conterrâneos vindouros nunca se esquecerão.

Com os melhores cumprimentos

Lúcio Balula