24 outubro 2005

Venha daí connosco!

Se nos acocorarmos nos nossos cantinhos de solidão, se olharmos a televisão, tantas vezes sem a ouvirmos ou vermos, se pegarmos num livro para disfarçar a nossa monotonia de um tempo que parece não ter existência, se ligarmos o telemóvel para escamotear a realidade de um espaço com fronteiras definidas e bem memorizadas, no cerne dos nossos pensamentos, poderá perpassar a ideia de que carecemos de qualquer coisa, para além de um quotidiano vazio e sem sentido. E é por este motivo que vos estou a informar que a nossa Universidade Sénior está prestes a abrir-nos "janelas" diversas que nos farão esquecer o peso de não mais se ser jovem: Artes , Canto, Tuna, Danças, Direito, Formação Musical, Francês, Geografia , Informática, Inglês, Lavores, Literatura Portuguesa, Teatro, Teologia, etc., etc. A inscrição e a mensalidade são meramente simbólicas, acessíveis à grande maioria das pessoas. Vamos despir-nos de preconceitos, de pruridos irracionais, de pudor e timidez, sem razão de existirem nas nossas idades e vamos inscrever-nos nesta Universidade, aberta a toda a comunidade e nas disciplinas que mais nos agradarem. As inscrições efectuam-se todas as 3ªs e 4ª-feiras, na Escola Secundária Felismina Alcântara, entre as 17h00 às 18h00, não se exigindo quaisquer habilitações literárias. A nossa Universidade é, essencialmente, um espaço de afecto, de convivência, de solidariedade, de bem-estar e, também, de aprendizagem como é óbvio, mas exames finais e "canudos" formais, a não ser os que ganhamos pelo prazer de perguntar, conhecer , saber e conviver. As palestras serão múltiplas e diversificadas, as exposições serão o que nós (alunos, professores, comunidade) quisermos que sejam. Os nossos encontros, as nossas viagens, serão actividades lúdicas e culturais e terão, como objectivos essenciais, conhecermo-nos e interagirmos com amizade. CONTAMOS CONVOSCO!

5 comentários:

Anónimo disse...

António, obrigado pela divulgação. São cntributos importantes para tirar Mangualde do mapa do isolamento na 3ª idade. Isto porque as viagens a Fátima são importantes mas não são tudo. Muito longe disso...

Um abraço
Filipe Pais

Fornense disse...

mas que bem este blog.. so coisas giras.. parabens! um blog sem politiquices de maior.. e com boas palavras.. até eu gostava de ter assim um blog. e náo veja eronia nas minhas palavras!
Mangualde precisa de noite e de cultura.. recordar monumentos e coisas giras! bons posts! grande abraço aqui da aldeiazinha de Fornos de Maceira dão.

JL disse...

A iniciativa é excelente. O nome faz lembrar um certo terrorista :-)

Anónimo disse...

Excelente iniciativa e com grandes probabilidades de sucesso. Alhear a aprendizagem ao convívio e ao partilhar de ideias é sempre de salutar. Parabéns pela ideia.

Anónimo disse...

É uma excelente ideia, mas concordo com o JL, se os "américas" passarem o bloggs a pente fino isto explode, olha que o Echelon existe.

Um abraço