24 setembro 2008

Mangualde - Estacionamento contruído em cima de antigo cemitério

Na freguesia da Freixiosa, no concelho de Mangualde, um cemitério deu lugar a um parque de estacionamento. A decisão partiu da junta de freguesia há já alguns anos, mas na freguesia ainda há quem não se conforme.
Ao lado da Igreja da Freixiosa já houve um cemitério secular mas hoje existe um moderno parque de estacionamento.
Isto porque há uns anos, o presidente da junta achou que o parque seria mais útil para os 200 habitantes da freguesia.
A cruz que ornamentava a entrada do cemitério foi levada para um quintal próximo e as ossadas foram transferidas para o cemitério actual.
Mas há quem diga que debaixo dos paralelos ainda há restos mortais.
Armando Pina, natural da Freixiosa, disse à SIC que “este era um local que estava aqui muito bem, que ninguém devia mexer e que era um local sagrado.”
Já Manuel Costa, presidente da junta, diz que há muito que o cemitério se encontrava ao abandono e que todas as ossadas que lá havia “foram metidas numa urna e levadas para o cemitério actual.”
São poucos os que aceitam falar sobre assunto e talvez por isso só agora o caso se tornou público. Na freguesia há quem desconheça onde páram os restos mortais de familiares.
Armando Pina, há muitos anos que vive na zona de Lisboa mas nunca perdeu a ligação à terra. Diz que por causa das obras, não sabe onde estão as ossadas da avó paterna que estavam enterradas no cemitério antigo.
Mas obras polémicas não faltam nesta pequena freguesia de Mangualde. Há cerca de um ano havia perto da igreja uma fonte que era o ex-líbris da aldeia. Hoje, resta um pequeno tubo que jorra água. O presidente da junta garante que em breve toda a zona será arranjada e a fonte reconstruída. Quanto ao cemitério já nada há a fazer.

Emanuel Jornalista da SIC

1 comentário:

Anónimo disse...

Andam todos loucos, já não há respeito pelo silêncio eterno do defuntos.
Que malvadez